Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Repercussão internacional da prisão de Jair Bolsonaro

O jornal americano The Washington Post enfatizou que a prisão ocorreu "dias antes de ele começar a cumprir sua pena de 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe"

22 nov 2025 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal (PF), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), foi amplamente reportada pela mídia internacional na manhã deste sábado.

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil / Perfil Brasil

O jornal americano The Washington Post enfatizou que a prisão ocorreu "dias antes de ele começar a cumprir sua pena de 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe". De forma semelhante, a rede americana CNN noticiou: "Ex-presidente do Brasil, Bolsonaro, é preso para evitar 'tentativa de fuga', diz tribunal", e acrescentou que a detenção preventiva acontece "dias antes de começar a cumprir pena de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado, segundo o Supremo Tribunal Federal".

A agência de notícias americana Associated Press (AP) classificou a decisão do ministro Moraes como "inesperada". A agência Bloomberg também ressaltou a condenação prévia de Bolsonaro relacionada à articulação de um plano golpista.

O jornal britânico The Guardian focou no risco de evasão, com a manchete: "A polícia brasileira prende Bolsonaro sob suspeita de fuga". Já o Financial Times, também inglês, noticiou que "A polícia brasileira prende o ex-presidente Jair Bolsonaro".

O jornal espanhol El País detalhou o contexto, apontando que "o ex-presidente de extrema-direita estava em prisão domiciliar há vários meses, após ter sido condenado em setembro pelo STF por liderar uma tentativa fracassada de golpe de Estado em 2022, depois de perder a eleição presidencial para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva".

A agência de notícias Reuters reportou que a defesa do ex-presidente "não deu uma razão para a detenção". A reportagem acrescentou, citando uma fonte próxima ao assunto, que a medida se tratava de uma ação preventiva "relacionada às condições de sua prisão domiciliar".

O jornal France24 destacou a evolução processual, observando que "recurso contra a sentença foi rejeitado na semana passada, aproximando Bolsonaro ainda mais da prisão". Por sua vez, o jornal argentino Clarín relembrou que a defesa do ex-presidente "havia solicitado ao STF que ele cumprisse sua pena de 27 anos de prisão em casa por motivos de saúde" na sexta-feira.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Clarín (@clarincom)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade