Rastro de destruição: veja os estragos causados pelo furacão Melissa
Na Jamaica, o cenário é de destruição. O governo local mobilizou recursos em uma tentativa urgente de mitigar os danos e fornecer abrigo aos desalojados. Estima-se que mais de 1,5 milhão de pessoas tenham sido afetadas
O furacão Melissa já causou a morte de pelo menos 30 pessoas durante a passagem pelos países do Caribe. O fenômeno atingiu a categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, com ventos de até 300 km/h e tempestades severas.
Moradores de várias regiões foram pegos de surpresa pela magnitude do evento, que arrasou casas, cortou o fornecimento de energia e provocou alagamentos em áreas extensas.
Quais foram as consequências do furacão Melissa na Jamaica?
Na Jamaica, o cenário é de destruição. O governo local mobilizou recursos em uma tentativa urgente de mitigar os danos e fornecer abrigo aos desalojados. Estima-se que mais de 1,5 milhão de pessoas tenham sido afetadas diretamente, com a Cruz Vermelha Internacional atuando na distribuição de ajuda emergencial. A infraestrutura da ilha sofreu enormes danos com relatos de hospitais destruídos e estradas intransitáveis, agravando ainda mais a crise humanitária que se desenvolveu.
Imagens de satélite mostram cidades como White House, New Hope e Black River tomadas por lama e destroços.
O primeiro-ministro Andrew Holness afirmou a jornalistas que apesar da devastação, o país está determinado a reconstruir de maneira mais resiliente. Este já é considerado o pior furacão da história.
O governo jamaicano adotou diversas medidas emergenciais para combater a crise desencadeada pelo furacão. Ordens de retirada imediata foram emitidas antecipadamente para áreas de risco, e cerca de 900 abrigos foram preparados para acolher moradores deslocados.
At least 30 killed as Hurricane Melissa devastates the Caribbean. Jamaica, Cuba & the Bahamas face severe flooding & destruction as rescue efforts continue. #HurricaneMelissa #BreakingNews pic.twitter.com/9asjK26yUs
— Daily World News 26 (@DailyWorld26) October 30, 2025