PUBLICIDADE

Quem é o polonês que escalou prédio de 30 andares na Argentina sem proteção?

Em seu resgate, ao ser questionado sobre o motivo da atitude, Banot disse que faz isso simplesmente como um desafio para o Instagram

12 jun 2024 - 14h27
(atualizado às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Com quase 300 mil seguidores no Instagram e 562 mil inscritos em seu canal no YouTube, Banot, que se identifica como um "escalador urbano", compartilha vídeos escalando prédios, pontes e diversas estruturas altas em diferentes países, como França, Romênia, Tailândia, entre outros. Na tarde desta terça-feira (11), o polonês escalou a Torre Globant, um edifício de 125 metros de altura em Buenos Aires, na Argentina.

Polonês escalou prédio de 30 andares sem proteção na Argentina
Polonês escalou prédio de 30 andares sem proteção na Argentina
Foto: Reprodução/Instagram / Perfil Brasil

O alpinista conseguiu chegar até o 15º andar do local. Segundo autoridades locais, os agentes foram acionados quando Banot estava na altura do 8º andar. Logo após ser resgatado, o polonês passou por um exame médico. Os bombeiros informaram que ele passa bem e não resistiu à prisão. Em uma de suas publicações recentes, Banot aparece pendurado em uma árvore. Além das escaladas, ele também se declara um grande fã de mate e tem a sua própria marca de erva.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Perfil.com (@perfilcom)

Resgate do polonês

O vice-comissário Gonzalo Domini, em entrevista ao canal argentino LN+, explicou como foi realizado o resgate. "Foi uma manobra combinada entre a brigada especial de Resgate e o Grupo Especial de Resgate da cidade. O que foi feito foi trabalhar do lado de fora do prédio e proteger a pessoa que estava subindo. Uma vez levado para um local seguro, foi colocado à disposição da promotoria e está sob a proteção da Polícia da Cidade de Buenos Aires".

Domini também contou como o polonês reagiu à prisão. "A reação foi pacífica. Ele conhece o assunto, sabe o que é uma escalada livre e não houve problemas. Precisamos de um tradutor para compreender o motivo da atitude. Ele diz que faz isso simplesmente como um desafio para o Instagram."

Um morador do bairro do Retiro, identificado como Juan, deu entrevista ao canal televisivo Todo Notícias e relatou que esta não é a primeira vez que o alpinista tenta realizar o perigoso feito. "Na sexta-feira passada ele tentou escalar o mesmo prédio. Um cenário semelhante se desenrolou esta manhã. Finalmente, ele alcançou seu objetivo. Ele conseguiu passar pela segurança e seguir em frente com seu plano. É uma loucura completa. Estamos falando de alguém que fez tudo isso sem nenhuma medida de segurança, nem mesmo corda", disse.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade