"Quem é esse personagem?": Biden surpreende Alberto Fernández ao perguntar sobre Milei
O presidente dos Estados Unidos se encontrou duas vezes com o presidente argentino na Índia. Eles conversaram sobre o FMI e as chances de Javier Milei na corrida eleitoral
O presidente argentino Alberto Fernández foi surpreendido pelo líder dos EUA, Joe Biden ao ser questionado sobre Javier Milei, controverso personagem da disputa eleitoral na Argentina.
Antes do presidente responder, sua porta-voz,
Gabriela Cerruti, disse:
"É o mesmo que agora procura, nos Estados Unidos, uma foto com Donald Trump".Fernández está em Nova Deli para a Cúpula do G20, que decorre na Índia. Durante as conversas, o presidente argentino agradeceu ao líder norte-americano pelos esforços de seu país perante o Fundo Monetário Internacional (FMI) para acelerar o mais recente socorro financeiro de US$ 7,5 bilhões para a Argentina.
"Fizemos todo o possível ", respondeu Joe Biden a Fernández, segundo fontes oficiais disseram à
Télam que "havia uma preocupação real por parte dos EUA em ajudar o governo argentino nesta delicada questão".Segundo a agência de notícias Télam , o primeiro encontro do dia entre Fernández e Biden ocorreu antes de entrar no salão principal do centro de convenções onde acontece a Cúpula do G20 .
Foi, aparentemente, uma troca descontraída e coloquial: o presidente argentino perguntou a Biden sobre a saúde de sua esposa - que contraiu Covid - enquanto Biden foi igualmente cortês ao perguntar sobre a primeira-dama Fabiola Yañez e o pequeno Francisco, filho do chefe de Estado.
O presidente Alberto Fernández realizou reuniões bilaterais com os presidentes da República da Coreia, Yoon Suk Yeol, e dos Emirados Árabes Unidos, Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan; e com a Primeira-Ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina. Com a premiê, Aberto Fernández celebrou a abertura de uma embaixada argentina em Dhaka, cuja implementação ajudará a expandir e aprofundar as relações bilaterais e a promover uma maior interação entre os cidadãos de ambos os países.
* Leia a reportagem completa em Perfil.comTenemos muchas posibilidades por delante si profundizamos y diversificamos nuestro intercambio económico.
Será una alegría trabajar conjuntamente en los #BRICS 🇦🇷🇦🇪
— Alberto Fernández (@alferdez) September 9, 2023