Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é a cantora que teve sua imagem usada por IA de governo ucraniano?

Ministro das Relações Exteriores disse em nota que a nova tecnologia será útil para poupar recursos e tempo

10 mai 2024 - 10h54
Compartilhar
Exibir comentários

Na última semana, a Ucrânia apresentou sua nova porta-voz digital, Victoria Shi, durante pronunciamento do Ministério das Relações Exteriores do país.

Rosali Kovbasa, cantora e influenciadora digital ucraniana
Rosali Kovbasa, cantora e influenciadora digital ucraniana
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Modelada a partir do rosto de Rosali Kovbasa, cantora e influenciadora digital ucraniana, a tecnologia foi gerada por inteligência artificial (IA) e realizará declarações oficiais em nome do país.

Dmytro Kuleba, Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, disse em nota à imprensa que a criação de Victoria representa um "salto tecnológico" inédito no serviço diplomático mundial. Ele ressaltou que as declarações serão escritas e verificadas por pessoas reais, e não geradas por IA. Segundo Kuleba, isso será útil para poupar recursos e tempo.

Para prevenir a criação de vídeos falsos de Victoria, suas declarações serão vinculadas a um código QR contendo um link para uma versão em texto do conteúdo no site do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia.

O governo ucraniano não divulgou detalhes sobre o treinamento da inteligência artificial nem sobre os modelos que serão utilizados para gerar os vídeos e áudios.

A equipe por trás da criação de Victoria é uma ONG chamada The Game Changers, equipe que já havia trabalhado em conteúdos de realidade virtual relacionados à invasão da Rússia na Ucrânia.

Quem é a cantora ucraniana?

Conhecida pela participação no 'reality show' "The Bachelor", Rosali é natural de Donetsk, cidade no leste da Ucrânia ocupada pela Rússia. Com mais de 55 mil seguidores em seu perfil do Instagram, a cantora não só compartilha momentos de sua vida, mas também busca desafiar estereótipos, mostrando que a Ucrânia não é composta apenas por pessoas brancas. Em seus posts, ela aborda regularmente a situação da guerra em seu país, que vem ocorrendo desde 2022.

"Quero começar com o mais importante — agradeço ao meu país por estarmos avançando. Goste alguém disso ou não, o futuro chega para todos. E estou feliz por ter me tornado o protótipo da primeira representante digital de um Estado no mundo", afirmou em uma publicação recente do Instagram.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Донецька Троянда 🧡 Розалі (@rosali_kovbasa)

Na postagem, ela também relembra quando, em 2016, tentou participar do concurso Miss Ucrânia e não foi aceita por conta de sua aparência: "Na época, informalmente, me pediram para 'não ficar chateada'. Eu queria ficar, mas não podia, não tinha tanta força moral e coragem para afirmar minha importância, minha 'plenitude'. Agora cresci e não preciso da aprovação de todos na sociedade para ser quem sou. É hora de parar de ignorar outros grupos étnicos que vivem na Ucrânia".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade