Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual a relação entre varizes e a trombose? Entenda

Neste sábado (16), que marca o Dia Nacional do Combate à Trombose Profunda, a cirurgiã vascular Carolina Flumignan esclarece dúvidas sobre a doença e sua ligação com as varizes

16 set 2023 - 19h20
Compartilhar
Exibir comentários

As temidas varizes podem aparecer tanto em homens como em mulheres. São veias dilatadas que se desenvolvem embaixo da pele e surgem com mais incidência nos pés, pernas e coxas. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. Esses casos costumam não ter sintomas e provocam apenas desconforto estético mas, dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou grande calibre.

(
(
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Se acontece um entupimento em um desses vasos, por exemplo, pode haver complicações, especialmente se desenvolver um coágulo chamado de trombo. A cirurgiã vascular e professora do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo - SP, Carolina Dutra Flumignan, explica a relação entre as varizes e a trombose venosa profunda, uma doença que, se não for tratada, pode levar o paciente à morte. Os principais fatores de risco são relacionados à imobilização prolongada, ao uso de anticoncepcionais e às cirurgias e fraturas, além de fatores hereditários.

"O que pode acontecer é que o desenvolvimento de um coágulo pode ser tornar um trombo, que, ao se descolar, pode chegar aos pulmões, causando a tão temida embolia pulmonar. Sabemos que quando temos uma veia doente, o sangue fica estagnado e ela pode vir a trombosar. Então, quem tem varizes ou suspeita ter varizes precisa passar por consulta com cirurgião vascular para fazer o diagnóstico e tratamento", alertou.

A trombose mais superficial é chamada Tromboflebite, e a localizada mais perto do músculo é a Trombose Venosa Profunda. Ambas devem ser tratadas com cautela. "O trombo na Troboflebite também pode se deslocar até os pulmões. A veia fica mais dura e o local mais avermelhado e dolorido", explicou a cirurgiã. Segundo ela, o diagnóstico é feito com um exame de ultrassom e o tratamento em sua maioria das vezes é resolvido com uma medicação anticoagulante.

Mitos e verdades sobre varizes e trombose

Grávidas correm mais riscos de ter trombose?

"As gestantes que ficam com pernas e pés mais inchados têm mais chances de desenvolver tromboses".

Fumar causa trombose?

"A nicotina desequilibra o sistema de coagulação, aumentando a chance de haver trombose das artérias e veias".

Fazer exercícios causa varizes?

"Antigamente achava-se que praticar exercícios físicos aumentava a pressão nas veias e causava varizes, mas hoje sabemos que não. Pelo contrário, o reforço muscular é que faz com que o retorno desse sangue seja mais efetivo. Não é por acaso que chamamos a panturrilha de nosso segundo coração, que ajuda a bombear o sangue para cima. Então, vale a pena reforçar os exercícios aeróbicos e anaeróbicos e a musculação".

O uso de saltos altos aumenta as varizes?

"Não tem relação entre varizes e saltos altos. Então, as mulheres podem usar saltos altos sem medo".

Quem teve Covid corre mais riscos de ter trombose ou embolia pulmonar?

"Quem teve Covid deve prestar atenção se a perna está inchando ou não. Se ela inchar deve ser relatado ao médico".

A fase de pós-operatório é um risco para o desenvolvimento de trombose?

"Se a perna inchar no pós- operatório, mesmo que a cirurgia tenha sido em outro lugar, como na área abdominal, é preciso investigar se é trombose venosa profunda".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade