Projeto Social desenvolvido pelo Campo Olímpico de Golfe é um verdadeiro legado olímpico
Os Jogos Olímpicos de 2016 deixaram um legado para a cidade do Rio de Janeiro que tem surpreendido não apenas os brasileiros, mas todo o mundo. O Campo Olímpico de Golfe se consolidou como legado olímpico desde que abriu suas portas ao público após os Jogos. Mantido e gerenciado por uma equipe multidisciplinar de alta qualidade técnica, o campo já é sucesso tanto entre golfistas cariocas quanto estrangeiros.
Seu reconhecimento internacional é comprovado pelos inúmeros prêmios já recebidos. Dentre eles, o Best New Golf Course 2016, onde o campo foi eleito o melhor campo de golfe construído em 2016 pela prestigiada revista Golf Magazine, o Green Star Award 2016, um reconhecimento aos campos que se destacam em termos de proteção ambiental da revista americana Golf Digest, a mais importante publicação de golfe no mundo, sendo a primeira vez que tão prestigiado prêmio é atribuído a um campo de golfe fora dos Estados Unidos da América, além de ter recebido a certificação internacional pela GEO - Golf Environmental Organization, organização especialista em gestão de golfe e meio ambiente, pelo seu compromisso com a melhoria do ambiente e oportunidades de golfe para as comunidades locais no Rio de Janeiro. O status foi concedido após um auditor independente ter passado três anos monitorando, avaliando e visitando o campo de golfe durante as fases de projeto, construção e manutenção. A conquista é um reconhecimento das muitas atividades de conservação da natureza e eficiência de recursos realizadas.
Além dos projetos sociais já desenvolvidos, o seu mais novo projeto já tem repercussão bastante positiva e tem atraído a atenção de todos os frequentadores do campo. O projeto de Mantenedores do Legado Olímpico visa aumentar a prática desportiva através da inclusão social e consciência ambiental, além de formar mão de obra para operações de campo de golfe, aumentar o turismo esportivo de golfe no Rio de Janeiro e, claro, melhorar a performance dos golfistas brasileiros no ranking mundial.
O projeto proporciona o apoio técnico- financeiro a 300 jovens, estudantes de até 18 anos, no aprendizado e desenvolvimento da prática do golfe. Os jovens são indicados pelos mantenedores ou pela equipe técnica do Rio OGC.
As bolsas de estudo de golfe a jovens de programas sociais e de escolas públicas ou privadas é uma oportunidade destes serem beneficiados por aulas semanais de golfe em grupo gerando também novas oportunidades de desenvolvimento profissional como atletas, e também como caddies ou em operações de clube de golfe e manutenção de campo. Os alunos têm acesso livre ao campo de prática e ao campo de jogo em qualquer dia da semana e os equipamentos necessários para as aulas são disponibilizados pelo RIO OGC.
Os mantenedores têm acompanhamento mensal do desempenho do jovem apadrinhado através de relatório elaborado pela equipe técnica do Rio OGC, além do acesso livre ao campo de prática e ao campo de jogo, com HCP, em qualquer dia da semana, dois baldes livres de bola por dia e o direito a convidar um golfista para jogarem juntos com um desconto de 20% de desconto no green-fee diário. Caso não tenham HCP, ambos podem fazer aulas semanais de golfe em grupo.
O primeiro compromisso com o Legado já foi realizado: a abertura do Campo Olímpico de Golfe ao público, para a prática esportiva, desde o término dos Jogos. O desafio da nova equipe será dar continuidade a esse compromisso, promovendo o aumento da prática esportiva através da inclusão social e da consciência da importância da preservação do meio ambiente.
Website: http://www.campoolimpicodegolfe.com.br