PUBLICIDADE

Virada no tempo: chuva aumenta e temperatura diminui em SP

O calorão intenso continua até o sábado, mas, os temporais e a ventania ganham força devido à passagem de uma frente fria!

15 nov 2023 - 10h52
(atualizado às 11h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A onda de calor que se formou na quarta-feira, 8 de novembro, ainda segue influenciando muitos estados brasileiros. As cidades, principalmente do interior de São Paulo, continuam registrando temperaturas bem elevadas para esta época do ano.  Nesta última terça-feira, as temperaturas máximas registradas em diversas regiões do estado foram significativas. Cidades como Bebedouro - SP marcaram 40ºC de temperatura máxima, Barra Bonita, registrou 40,6ºC, e Lins atingiu 40,9ºC.

Não para por aí, houve um recorde histórico de calor em Campos do Jordão (SP)! A cidade, localizada a cerca de 1693 metros de altitude, registrou 31,0°C nesta terça-feira, 14/11. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, essa foi a maior temperatura já registrada em Campos do Jordão desde 1961. O recorde anterior era de 30,5°C, em 17/09/1961.

Novo pico de calor antes da virada!

Na quinta-feira e sexta-feira, a condição não muda muito. O sol aparece ao longo do dia, mas a umidade continua elevada, deixando o tempo instável em boa parte do estado. Há previsão de pancadas isoladas com moderada a forte intensidade entre a tarde e a noite, acompanhadas por raios, mas, ainda de maneira muito mal distribuída. 

Destaque para a faixa noroeste, onde não há previsão de chuva nos dois dias, mas, ainda com máximas que podem bater 39/40°C!

A cidade de São Paulo pode registrar um novo recorde de calor, nesta quinta-feira, com previsão de 38°C!

Foto: Climatempo

Foto: Getty Images

Sábado quente e com temporais

No sábado (18), o sol permanece ao longo do dia, e o calor aumenta devido à passagem de uma frente fria. Porém, o risco de chuva forte e temporal já é alto, devido à passagem do sistema! Há previsão de chuva em todas as regiões paulistas, com potencial para fortes rajadas de vento, raios e até eventual queda de granizo.

Potencial para ventania!

Com a aproximação da frente fria, podemos ter rajadas de vento ganhando força no estado paulista. A previsão é de rajadas em torno de 60 a 80 km/h, com possibilidade de durante os temporais, ter condições para chegar a 100 km/h em algumas áreas.

Virada no tempo e diminuição no calorão em SP

O domingo (19) será muito instável em todas as áreas do estado de São Paulo. Atenção voltada patra o oeste e sul paulista , após a passagem da frente fria, o dia será marcado por muita nebulosidade e chuva a qualquer momento do dia em todas as regiões paulistas; com destaque para o litoral, que fica chuvoso e com potencial de acumulados elevados.

Queda nas temperaturas! 

Com a passagem do sistema, o aumento da umidade e da nebulosidade a semana que começou com termômetros marcando 37°C na capital, vai terminar com temperaturas, em torno de 25°C - máxima, que no domingo, pode ser registrada de manhã e à noite, temperaturas em torno de 19°C, apenas, na cidade de SP. O feriado de 20 de novembro, será bem diferente, com chuva e com temperatura em torno de 24°C!

ATENÇÃO: o calorão intenso diminui em grande parte do estado de SP, com uma boa diferença na temperatura na Grande SP e na faixa litorânea do estado de SP, onde as máximas, em Santos, não vão passar dos 27/26°C entre o domingo e a segunda (20). No interior, as temperaturas ainda sobem e fica abafado, mas com máximas dentro do esperado para o período, ainda podendo chegar a 29/30°C!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade