PUBLICIDADE

Umidade do ar atinge nível de alerta em estados brasileiros

Grande sistema de alta pressão atmosférica ainda influencia a maior parte do país e causa fore subsidência do ar.

13 jun 2024 - 02h33
Compartilhar
Exibir comentários

A persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o Brasil vem causando  uma forte subsidência do ar. A subsidência é um movimento natural do ar, de cima para baixo, característico dos sistemas de alta pressão atmosférica. Essa situação traz o ar seco de níveis mais altos para próximo da superfície e também inibe a formação e crescimento de nuvens.  

 

Ar muito seco

Os níveis de umidade no ar tem baixado cada vez mais em grande parte do Brasil. Vários estados brasileiros estão registrando umidade relativa do ar entre 20 e 30%, e até abaixo dos 20%,  nas horas mais quentes do dia. 

Embora esta situação de ar muito seco já não seja incomum nesta época do ano, especialmente no Centro-Oeste, no interior do Sudeste e do Nordeste e em estados como Tocantins e Rondônia, essa faixa de de valores de umidade no ar estão muito abaixo do que seria recomendado, cerca de 60%, para o conforto e saúde do ser humano.

Em alguns estados brasileiros, a umidade relativa do ar atingiu valores de alerta (11% a 20%) na tarde da quarta-feira, 12 de junho.

Menores índices de umidade relativa do ar no Brasil em 12/06/2024

(dados do Inmet até às 18:00 BRT)

14% Barretos (SP)

15% Porto Murtinho (MS), João Pinheiro (MG)

17% Monte Verde (MG), Patos de minas (MG)

19% Buritirama (BA), Cuiabá (MT)

20% Jardim (MS), Amambai (S),Pradópolis (SP), Pontes e Lacerda (MT)

21% Três Lagoas (MS), Aquidauana (MS), Corumbá/Nhumirim (MS), 22% Sonora (MS), Cacoal (RO)

Foto: Climatempo

Regiões mais secas no Brasil em 13/6/24 (Arte: Climatempo)

Para esta quinta-feira, a previsão ainda é de ar muito seco em grande parte do Brasil. O mapa acima mostra a previsão da Climatempo das regiões que devem ficar mais secas nesta quinta-feira, 13 de junho de 2024.

A maioria das áreas do Brasil vai continuar sem chuva pelo menos até o domingo, 16 de junho. Uma frente fria vai provocar chuva no Rio Grande do Sul no fim de semana. No domingo, pode chover em áreas de Santa Catarina e no sul/sudoeste do Paraná.

 

Temperatura acima do normal

É este sistema de alta pressão atmosférica que vem mantendo a situação de veranico sobre o Brasil há vários dias. A falta de nuvens permite que o sol apareça forte desde cedo. Sem a incursão de ar polar sobre o interior do Brasil, e com muitas horas de insolação, as temperaturas naturalmente estão se mantendo elevadas, e muito acima do que seria normal para os padrões de junho. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade