PUBLICIDADE

Últimos dias do outono com chuva no Rio Grande do Sul

Estado irá enfrentar novo período de chuva frequente, com potencial para temporais

14 jun 2024 - 11h33
Compartilhar
Exibir comentários

O deslocamento de uma frente fria em alto mar na altura do Rio Grande do Sul, combinada com a circulação de ventos nos níveis médios e baixos da atmosfera, irá estimular muitas nuvens carregadas neste último final de semana de outono sobre o Rio Grande do Sul. A condição ainda é delicada devido aos últimos episódios de chuva no estado; o risco é de temporal em algumas localidades, com pancadas de chuva forte também sobre a região da Grande Porto Alegre no decorrer do final de semana.

No sábado (15), o risco de temporais aumenta na Fronteira Oeste e no extremo sul gaúcho, entre as regiões do Chuí, litoral sul e Campanhã; a previsão é de chuva a qualquer momento com acumulados pontualmente elevados, principalmente no oeste e sul do RS com cerca de 20 a 50mm. A condição de chuva forte aumenta em Porto Alegre, mas, os acumulados devem ficar em torno dos 20mm para o sábado; mesma previsão para Serra, Vales e a metade norte gaúcha.

Foto: Climatempo

Precipitação acumulada para o sábado, 15 de junho. Fonte: Climatempo

Volumes de chuva aumentam no domingo

No domingo, a chuva ganha ainda mais intensidade sobre o estado. A região Metropolitana e os Vales devem ser as áreas mais afetadas, com acumulados entre 70 a 120mm, assim como no norte e nordeste do estado. As áreas mais centrais do estado ficam em atenção para chuva moderada a forte com cerca de 30 a 50mm previstos; nas cidades mais ao sul, teremos tempo bem fechado e chuvoso, mas, sem indicativo de temporais e volumes elevados.

Foto: Climatempo

Precipitação acumulada para o domingo, 16 de junho. Fonte: Climatempo

Média de chuva em junho

A média de chuva esperada para todo o mês de junho de acordo com a climatologia no Rio Grande do Sul varia de 80 mm a 220mm.

As diferentes regiões do estado apresentam variações nos acumulados: oeste do estado com cerca de 80 a 100mm; o sul do estado, a região da campanha, o centro, região das Missões e dos Vales, Região Metropolitana, Serra e nordeste, os volumes esperados ao longo de todo o mês variam entre 140 mm a 180 mm. No extremo norte do estado os acumulados podem variar de 180 a 220mm.

Foto: Climatempo

Precipitação acumulada - junho/INMET

 

Últimos dias do outono com chuva no Rio Grande do Sul

A próxima semana ainda vai começar com tempo bem instável no estado gaúcho. O fluxo de umidade ainda deve favorecer muitas nuvens carregadas pelo menos até a próxima quarta-feira, 19 de junho. Os acumulados entre a segunda e a quarta, podem ser novamente altos em algumas localidades. A Climatempo alerta para o risco de novos pontos de alagamentos e enchentes, além de problemas relacionados a ventania durante os temporais, como queda de galhos e/ou árvores e transtornos com a distribuição de energia elétrica. 

Foto: Climatempo

Acumulados previstos de 17/06 a 19/06/2024 - Fonte: Climatempo

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade