PUBLICIDADE

Pressão para o vestibular pode diminuir com autoconhecimento

Especialista em comportamento humano explica que, mais do que técnicas de estudo, é preciso que o aluno tenha confiança em si mesmo

21 nov 2016 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

Com o fim do ano se aproximando, é inevitável a preocupação com o vestibular, um momento tão decisivo e desafiador na vida dos jovens. O processo seletivo requer muita preparação, mas o medo de falhar gera problemas, como o estresse, e acaba influenciando diretamente nos resultados da prova.

Para alcançar o melhor desempenho possível, uma alternativa é recorrer a opções como o coaching. A técnica consiste em um treinamento realizado por um profissional especializado, capaz de explorar o potencial dos participantes. "O acompanhamento consegue fazer com que o aluno mantenha uma rotina de estudos com menos estresse e encontre os melhores caminhos para chegar ao objetivo, que é se destacar nas provas", explica o coaching e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França.

A metodologia auxilia no desenvolvimento da autoestima e confiança, principalmente em casos em que a concorrência por uma vaga é muito grande. "É preciso entender que não basta apenas estudar as matérias durante o ano. Muitos jovens são capacitados, sabem as respostas, mas se abalam com pressão e não conseguem ter bons resultados", diz o especialista.

A escolha da profissão é outra preocupação, mas o problema também pode ser solucionado com o treinamento. Como o profissional já estará acompanhando os estudos, fica mais fácil entender quais são as áreas de maior afinidade do indivíduo e trabalhar as habilidades que ele mais precisará para se sair bem nesse contexto. "É preciso que esse jovem mantenha-se focado naquilo que ele realmente quer conquistar. Esse comportamento é importante, pois apenas com o autocontrole de nossos atos nós podemos domar a nossa mente e fazer com que ela nos impulsione à diante em busca de novas soluções para a vida", conta França.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade