Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prefeitura do Rio lança programa para valorizar arte de rua com grafite

21 jul 2017 - 11h43
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 19 de junho a prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou um projeto que valoriza a arte de rua. O projeto chama-se "Rio Big Walls" e tem com o objetivo fazer com que a arte percorra a cidade e valorize as paisagens dos prédios e muros da metrópole com o Grafite.

O Grafite é uma arte que surgiu nas ruas como expressão artística nas periferias, dos mais pobres, que possuem estilo próprio, porém não tem a oportunidade de expor nas grandes galerias de arte do mundo. O prefeito do Rio se reuniu com secretários e artistas para inaugurar um enorme painel que pode ser premiado por ter superado o recorde do anterior, e ainda também por ser o maior painel pintado por uma mulher.

Esta primeira obra do projeto tem por título "Contos", pintado por todo o exterior de uma escola municipal na Avenida Presidente Vargas, Escola Rivadávia Corrêa no centro do Rio, um lugar de muita visibilidade, pois é bem movimentado.

A autora do painel é a artista Luna Buschinelli de São Paulo, a medida da obra é de 2.500 m² e pode entrar para o Livro dos Recordes como o maior painel de grafite feito por mulher. A obra levou 45 dias para ser concluído, o prefeito do Rio chamou o trabalho de "imagem inspiradora".

Os produtores que convidaram a artista foram os responsáveis por pintar o Boulevard Olímpico, Pagu e Andrea Franco, e são reconhecidos entre outros, pelo belo mural "Etnias" do famoso grafiteiro Kobra que já está no Livro dos Recordes desde 2016 com o maior grafite. Foi usado mais de 1.000 litros de tinta para pintar o painel de Luna, este projeto tem a parceria privada de empresas como Coral, Mills, e Rua - Arte Urbana.

O prefeito comentou com satisfação o fato de que o projeto não gerou custo algum para a prefeitura, e acha interessante o fato desse painel tão bonito ter sido feito na cidade com uma bela parceria de artistas com ideais, em um momento em que justamente se discute sobre patrocínio da prefeitura. A intenção do secretário municipal de educação é ampliar para mais 19 escolas o projeto, ele comentou que devido ao talento da artista a escola ficou revitalizada, e que a ideia é trazer paz para esses lugares.

De acordo com a secretaria municipal de cultura, o projeto pode levar a cidade do Rio de Janeiro ao ranking onde o grafite é considerado patrimônio cultural, e reforça a importância do "Rio Big Walls". A secretária espera que os alunos da escola possam aproveitar a oportunidade da mensagem transmitida por essa arte.

A artista explicou que a obra traz uma mãe que não sabe ler, mas conta as histórias para as crianças com tantos detalhes como se realmente o estivesse lendo.

Se quiser saber mais sobre arte e a história do grafite, o site Dionísio Arte oferece a oportunidade perfeita, o projeto surgiu em 2015 da parceria de dois amigos que têm diversos interesses em comum, entre eles, a arte. E decidiram montar um projeto que falasse de arte para as pessoas.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade