Prédios da Bacardi em Miami são declarados monumento histórico
A Junta de Preservação Histórica da cidade de Miami concedeu a categoria de monumento histórico às sedes sociais da empresa Bacardi, construídas em 1963 como exemplos de arquitetura abstrata e modernista, e que contam com um mural do pintor e ceramista brasileiro Francisco Brennand.
O florido mural é composto de mais de 28 mil peças de cerâmica feitas a mão.
A obra foi transferida do Brasil para Miami, onde foi montada azulejo a azulejo, até criar as belas e abstratas flores azuis, que podem ser vista da rua.
A designação de monumento histórico inclui o edifício central de oito andares, assim como a praça, decorada com murais de motivos abstratos e o desenho do icônico morcego da marca.
"Adoramos estes edifícios e estamos felizes que tanta gente de Miami e de todo o mundo avalie sua arquitetura única", disse à Agência Efe Patricia M. Neal, porta-voz da companhia, que afirmou que as duas construções são tão "icônicas quanto a renomada marca" de rum.
A companhia explicou que o morcego se transformou em símbolo da marca no século XIX, quando Amalia Bacardi, proprietária em Cuba da marca junto com seu marido, Facundo Bacardi Massó, decidiu utilizar o animal como logo de seu rum, já que as criaturas faziam ninhos na velha destiladora.
Os membros da junta decidiram por unanimidade conceder ao edifício e à praça, localizados em Biscayne Boulevard, a categoria de monumento, o que dá um valor histórico definitivo aos locais.