PUBLICIDADE

Passarela flutuante é erguida para restabelecer ligação entre Lajeado e Arroio do Meio

Exército instala alternativa de travessia após destruição da ponte na RS-130 por enchentes

15 mai 2024 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

Uma solução emergencial foi implementada na noite de terça-feira (14) para restabelecer a conexão entre Lajeado e Arroio do Meio, após a ponte que ligava os municípios, na RS-130, ser devastada pela primeira das duas enchentes que assolaram o Vale do Taquari desde o início de maio.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

A passarela flutuante, instalada pelo Exército, visa facilitar a travessia de pedestres sobre o Rio Forqueta. Nos últimos quinze dias, a única opção para atravessar de um município para o outro era por meio de embarcações, o que resultava em longas filas nos horários de pico devido ao número limitado de barcos disponíveis. A base da estrutura foi composta por elementos flutuantes, sustentando a esteira que serve como passagem para os pedestres. Embora o planejamento da plataforma estivesse em curso há dias, sua implementação foi adiada devido à segunda enchente que atingiu a região no fim de semana. Durante o dia, equipes trabalharam na remoção do lodo da área, possibilitando a instalação da ponte durante a noite.

O nível do Rio Taquari tem diminuído desde a manhã de segunda-feira, quando atingiu a marca de 27,80 metros em Lajeado — a sexta maior enchente registrada na região. A expectativa é que o volume permaneça abaixo da cota de inundação na cidade, que é de 19 metros, nos próximos dias.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade