Parte de arquibancada cede durante jogo em Santa Cruz do Sul deixando torcedores feridos
Durante uma partida de futebol entre Santa Cruz e Lajeadense no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, parte da arquibancada cedeu, resultando em seis torcedores feridos. As vítimas foram prontamente atendidas, e o clube afirma que todas as medidas de segurança foram tomadas.
Durante a tarde deste domingo (13), um incidente ocorreu no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, envolvendo a partida de futebol entre Santa Cruz e Lajeadense. Parte da arquibancada cedeu, deixando seis torcedores feridos. O Corpo de Bombeiros informou que cinco das vítimas foram encaminhadas para atendimento hospitalar, enquanto o clube afirmou que quatro já receberam alta. O jogo era válido pela Série A2, a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.
O sargento Éder Porto Ferreira, do Corpo de Bombeiros local, explicou que as vítimas, incluindo três homens, duas mulheres e uma criança, caíram de uma altura de aproximadamente 3,5 metros. O incidente ocorreu quando a estrutura de concreto não suportou o peso dos torcedores celebrando um pênalti a favor do time da casa, o Santa Cruz. Embora seja certo que o excesso de peso contribuiu para o desabamento, ainda não é possível afirmar se a má conservação da estrutura ou alguma eventual imprudência também foram fatores.
O resgate das vítimas foi realizado em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e os torcedores caíram em um local de difícil acesso. Foi necessário abrir uma passagem em uma parede para realizar o resgate com segurança. A diretoria do Esporte Clube Santa Cruz emitiu uma nota afirmando que todas as medidas prévias de segurança para a partida foram tomadas e que a equipe se solidariza com os torcedores feridos. O clube nega a superlotação, afirmando que o número de ingressos vendidos foi inferior ao limite autorizado pelo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI).
O clube está apurando as circunstâncias do incidente e promete dar o suporte necessário para que os torcedores se recuperem e retornem para suas famílias. Apesar da divergência nas informações, tanto o clube quanto as autoridades estão comprometidos em esclarecer o ocorrido e garantir a segurança dos torcedores em eventos esportivos futuros.
A nota
FC Santa Cruz acompanha situação dos envolvidos em incidente durante o jogo deste domingo
SANTA CRUZ DO SUL - Seis pessoas tiveram ferimentos durante um incidente ocorrido durante a comemoração do gol do FC Santa Cruz, na partida entre Santa Cruz x Lajeadense, pelo jogo de volta da semifinal da Série A2 do Campeonato Gaúcho, que terminou em 1 a 0 para o time da casa, culminando na classificação do Galo para a final do campeonato, e para a primeira divisão do Gauchão em 2024.
Segundo apurado pelo clube, as vítimas receberam atendimento médico imediato nas ambulâncias presente no Estádio, e três delas tiveram apenas escoriações leves. O clube ainda busca informações sobre o estado de saúde dos demais envolvidos, que tiveram que se deslocar ao Hospital Santa Cruz.
A diretoria do FC Santa Cruz se solidariza com os torcedores, e informa que todas as medidas prévias de segurança para a partida foram tomadas para viabilizar o melhor espetáculo aos presentes no estádio. O clube tem autorização para vender 2.490 ingressos, conforme PPCI aprovado, e um número inferior a este total foi colocado à venda e comercializado na partida deste dia 13 de agosto. Muitos torcedores, inclusive, ficaram do lado de fora do Estádio, em virtude da tomada de ações para evitar a superlotação do local, o que, de fato, não ocorreu.
A direção destaca que nenhuma norma de segurança foi descumprida no Estádio dos Plátanos durante a partida, e o clube ainda apura as circunstâncias do incidente para viabilizar a melhor experiência aos seus torcedores durante os jogos em casa.
Daremos todo o suporte necessário para que nossos torcedores, razão única de nosso trabalho sério e responsável na gestão do clube, logo se recuperem e retornem para suas famílias.
Já iniciamos contatos com as autoridades competentes, incluindo a Defesa Civil, Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, a fim de garantir uma avaliação técnica minuciosa das causas desse incidente. Aguardaremos o parecer oficial desses órgãos para entender as circunstâncias exatas e tomar as medidas cabíveis.