Obras na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, devem ser concluídas neste semestre
Trabalho foi conferido nessa quinta-feira por secretários municipais e promotores de Justiça
Representantes da prefeitura e do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) realizaram uma vistoria nessa quinta-feira (8) para acompanhar o andamento das obras de reforma e revitalização da Usina do Gasômetro, localizada na orla do Guaíba em Porto Alegre. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até o final deste semestre pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).
Os participantes incluíram o titular da Smoi, André Flores, e Ana Pellini, secretária municipal da pasta da Parcerias, além do promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da capital gaúcha, Felipe Teixeira Neto, do MP-RS. Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) também estiveram presentes.
Felipe Teixeira Neto destacou que há um expediente em andamento na Promotoria relacionado à Usina, um patrimônio histórico e cultural da cidade. Ele ressaltou que a prefeitura está finalizando as obras de restauro e planeja realizar uma concessão administrativa para devolver o espaço público à comunidade.
O promotor mencionou que, após a vistoria, a intenção é acompanhar as obras finais em conjunto com o TCE e contribuir com a modelagem do negócio, que passará por consulta pública. A obra civil, sob responsabilidade do município, tem previsão de conclusão ainda este ano.
A Usina do Gasômetro, inaugurada em 1928 e reativada como centro cultural em 1991, passou por obras de revitalização para preservar suas características originais e melhorias estruturais. O investimento total é de R$ 16,5 milhões, provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A revitalização inclui qualificação dos espaços culturais, recuperação do terraço do 4° pavimento e acessibilidade em todos os espaços.