Nova ferrovia ligará Porto Alegre a Gramado com viagem de 1 hora; veja o mapa com trajeto previsto
O projeto prevê 83 quilômetros de trilhos, cortando 19 municípios e impactando diretamente outros três
O Rio Grande do Sul deu, nesta quinta-feira (7), um passo inédito na história da infraestrutura ferroviária brasileira. Em cerimônia no Palácio Piratini, foi assinada a autorização para que a empresa SulTrens implante e opere, de forma totalmente privada, uma ferrovia de passageiros ligando Porto Alegre a Gramado. O investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões, sem uso de recursos públicos, com outorga válida por 99 anos — a primeira desse tipo concedida por um estado brasileiro.
O projeto prevê 83 quilômetros de trilhos, cortando 19 municípios e impactando diretamente outros três. O trajeto incluirá 27 cruzamentos com rodovias, 15 pontes e viadutos — entre eles um sobre a BR-290 —, além de nove túneis. A estação final ficará na divisa entre Gramado e Canela. A expectativa é que as viagens levem pouco mais de uma hora, com trens de até 250 lugares, também aptos a transportar cargas.
Veja o mapa com o trajeto da futura ferrovia:
Segundo o governador Eduardo Leite, além de não haver custo para o Estado, caberá à concessionária realizar eventuais desapropriações. Já o administrador da SulTrens, Renato Ely, afirmou que a etapa agora é de aprofundar estudos e captar investidores.
A operação comercial está projetada para começar em 2032, caso o licenciamento seja concluído até 2029. A estimativa do governo é que a ferrovia gere mais de 22 mil empregos, diretos e indiretos, durante a construção e na fase operacional.
Municípios no traçado
Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela.