PUBLICIDADE

No Japão, Trump começa turnê pela Ásia

5 nov 2017 - 09h26
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

País é primeira escala da excursão do presidente dos EUA por cinco países do continente. Tensão com a Coreia do Norte é principal tema da viagem. "Nenhum ditador deve subestimar os americanos", disse ao chegar em Tóquio.O presidente dos EUA, Donald Trump, chegou neste domingo (05/11) ao Japão, primeira escala de sua turnê por cinco países asiáticos em meio à crescente preocupação regional com o desenvolvimento do programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Trump chegou à base aérea americana de Yokota, iniciando a visita de dois dias ao Japão, a primeira de sua excursão pela Ásia, que se prolongará até o dia 14. "No há lugar melhor melhor para iniciar esta viagem do que aqui, entre os militares americanos", disse Trump durante discurso para tropas americanas. "Somos agradecidos a vocês, que defendem nosso direito de viver", acrescentou.

O presidente dos EUA também continuou sua dura retórica no conflito com a Coreia do Norte. "Nenhum ditador, nenhum regime, nenhuma nação deve subestimar a determinação dos americanos", disse. "Nós nunca cederemos, nunca hesitamos e nunca vacilaremos em defender a nossa liberdade ", acrescentou Trump, sendo aplaudido por centenas de soldados americanos e japoneses, vestidos com uniforme de camuflagem.

De lá, ele seguiu de helicóptero ao Kasumigaseki Country Clube de Saitama, clube de golfe a norte de Tóquio. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, o recebeu na entrada do estabelecimento, que será sede das partidas de golfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, e ambos trocaram saudações em frente às câmeras antes de ter seu primeiro encontro.

Os dois líderes lancharam juntos um hambúrguer de carne americana, informou a emissora estatal japonesa NHK, que explicou que o governo japonês decidiu oferecer a Trump este menu mais de acordo com sua cultura, após sua longa viagem para iniciar o tour pela Ásia.

Partida de golfe

Em seguida, ambos trocaram de roupa e foram para o gramado das instalações, para disputar uma partida junto com o golfista japonês Hideki Matsuyama, atual número quatro do ranking mundial.

Abe voltou a recorrer assim à "diplomacia do golfe" que deu bons resultados na sua visita a Trump em Mar-a-Lago (Flórida) em fevereiro passado, e com o objetivo de consolidar sua "boa química" com Trump, segundo disseram fontes do Ministério do Exterior japonês.

"Vou jogar com um grande golfista, um dos melhores do mundo, e provavelmente também o melhor da história do Japão", comentou Trump aos repórteres que viajaram com ele no Air Force One, antes de aterrissar em Yokota.

Trump afirmou também que Abe "é um grande fã" do mesmo esporte, lembrando que ambos já jogaram juntos em Palm Beach e afirmou que a rodada ia ser "muito divertida".

Abe, por sua vez, disse que durante os seus encontros previstos para hoje e amanhã com Trump espera "dedicar tempo ao problema da Coreia do Norte", assim como para "aprofundar os laços de amizade e construir uma relação mais forte", em declarações publicadas pela "NHK".

Na segunda-feira, Trump tem agendadas uma reunião com o imperador Akihito e a imperatriz Michiko, além de um encontro com famílias de cidadãos japoneses sequestrados por agentes norte-coreanos nas décadas de 70 e 80.

Cerca de 21 mil policiais foram mobilizados para garantir a segurança dentro nos arredores da capital japonesa durante a visita de Trump.

Trump anunciou que também pretender se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, durante a viagem para a Ásia. "Acho que se espera que nós nos encontremos com Putin, sim", afirmou, acrescentando querer "ajuda de Putin" no conflito com a Coreia do Norte.

A viagem da Ásia de Trump é a mais longa realizada por um presidente nos últimos 25 anos, e passa por China, Coreia do Sul, Vietnã e Filipinas. Em Pequim, Trump quer se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, que ganhou ainda mais poder, depois de assegurar um segundo mandato.

MD/efe/dpa/afp/rtr

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade