Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zelenskiy pede reunião com Trump para tratar de territórios em acordo com Rússia

24 dez 2025 - 11h41
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, pediu uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para definir as questões mais sensíveis em um futuro acordo de paz com a Rússia, como o controle do território, após a última rodada de negociações entre os ‌países.

Em comentários a repórteres divulgados por seu escritório nesta quarta-feira, Zelenskiy disse que as delegações ucranianas e norte-americanas estavam mais perto de finalizar ‌um plano de 20 pontos nas negociações do fim de semana em Miami.

"Este é um documento chamado de estrutura -- documento fundamental sobre o fim da guerra, documento político entre nós, os Estados Unidos, a Europa e os russos", disse Zelenskiy.

"Estamos prontos para uma reunião com os Estados Unidos no nível de líderes para tratar de questões sensíveis. Assuntos como questões territoriais devem ser discutidos no nível dos líderes."

Trump ‍há muito tempo diz que quer acabar com a guerra, mas até agora não conseguiu obter concessões substanciais dos lados em conflito.

Kiev tem pressionado Washington para modificar um plano de paz que, em um rascunho revelado no mês passado, ecoou as principais exigências de Moscou, de que a Ucrânia ceda mais território, renuncie a futuras alianças militares e aceite restrições às ‌suas forças. Kiev afirma que isso a deixaria indefesa contra futuros ataques da Rússia, que invadiu ‌seu território em 2014 e novamente em 2022.

EVOLUÇÃO DE PROPOSTAS

Zelenskiy disse que o último esboço da estrutura de 20 pontos foi uma evolução considerável em comparação com o plano de 28 pontos discutido anteriormente pelos Estados Unidos e pela Rússia.

A Ucrânia manteria seu exército com a força atual de 800.000 homens, e documentos adicionais acordados com os Estados Unidos e aliados europeus forneceriam garantias sólidas de sua segurança.

"Poderemos ver uma Ucrânia forte -- apoiada pela Coalizão dos Dispostos, com um mecanismo para monitorar o cumprimento da paz e com detalhes sobre como responder a qualquer potencial renovação de agressão por parte da Rússia", disse Zelenskiy.

Autoridades ucranianas e norte-americanas também trabalharam em vários documentos relacionados à reconstrução e ao investimento pós-guerra, disse Zelenskiy.

QUESTÕES NÃO RESOLVIDAS

Apesar do progresso, a Ucrânia e os Estados Unidos ainda não chegaram a um consenso sobre as questões territoriais.

Zelenskiy disse que a proposta de Kiev era "permanecer onde estamos", interrompendo os combates nas linhas de batalha atuais. Moscou, cujas forças vêm avançando lentamente, quer que Kiev retire as tropas de toda a região oriental de Donetsk.

O líder ucraniano afirma que Washington estava tentando encontrar um meio-termo e procurando estabelecer uma zona desmilitarizada ou uma zona econômica livre na área.

Também não houve acordo sobre o destino da usina nuclear de Zaporizhzhia, disse Zelenskiy. A maior usina nuclear da Europa está localizada em território sob controle militar russo, próximo à linha de frente. Zelenskiy disse que Kiev estava propondo uma pequena ‌zona econômica no local.

A nova proposta de 20 pontos será estudada por Moscou, disse Zelenskiy, para determinação dos próximos passos.

"Estamos dizendo: se todas as regiões forem incluídas e se permanecermos onde estamos, então chegaremos a um acordo", disse Zelenskiy.

"Mas se não concordarmos em permanecer onde estamos, há duas opções: ou a guerra continua, ou algo terá de ser decidido em relação a todas as zonas econômicas potenciais."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade