PUBLICIDADE

Mundo

Vulcão na Islândia entra em erupção pela 5ª vez desde dezembro

29 mai 2024 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários

Um vulcão no sudoeste da Islândia entrou em erupção nesta quarta-feira pela quinta vez desde dezembro, lançando lava a 50 metros de altura, logo após o fim de uma erupção de oito semanas na mesma península de Reykjanes.

As autoridades haviam alertado sobre o risco de uma nova atividade vulcânica na área ao sul da capital Reykjavik, uma vez que estudos mostraram que o magma se acumulou no subsolo.

"As fontes de lava atingem 50 metros de altura e o comprimento da fissura parece ser de cerca de 2,5 km e está crescendo", disse o Escritório Metereológico da Islândia em um comunicado.

Os voos continuavam normalmente no Aeroporto Keflavik de Reykjavik, de acordo com o site do aeroporto.

O evento destaca os desafios enfrentados pela Islândia, a medida que os cientistas têm alertado para a possibilidade de erupções repetidas em Reykjanes por décadas ou até séculos.

A erupção desta quarta-feira foi a oitava desde 2021 na península, onde vivem cerca de 30.000 pessoas, depois que os sistemas geológicos que permaneceram inativos por 800 anos voltaram a se tornar ativos.

A atividade vulcânica interrompeu o aquecimento urbano, fechou estradas importantes e arrasou várias casas na cidade pesqueira de Grindavik, para onde apenas alguns moradores retornaram desde a retirada no final de 2023.

A Defesa Civil da Islândia foi colocada em alerta máximo, informou a polícia, e as autoridades novamente ordenaram a retirada de Grindavik.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade