PUBLICIDADE

Mundo

Vilarejo italiano oferece casas em troca de voluntariado

Objetivo é repovoar o pequeno município de Luserna

23 jul 2020 - 11h02
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O vilarejo de Luserna, no extremo-norte da Itália, está oferecendo apartamentos gratuitos para famílias que queiram morar na cidade durante pelo menos quatro anos.

Vista aérea de Luserna, extremo-norte da Itália
Vista aérea de Luserna, extremo-norte da Itália
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

Em troca, os participantes do projeto "Coliving" deverão se empenhar em atividades de voluntariado no município. O solicitante deve ter entre 18 e 40 anos e ser cidadão da União Europeia, ou então imigrante com permissão de estadia de longo prazo na UE.

Além disso, o requerente não pode ter condenações na Justiça, e pelo menos um integrante da família deve comprovar renda anual de 15,7 mil a 28,5 mil euros, dependendo do tamanho do núcleo familiar.

"O objetivo é repovoar o território mediante a valorização do patrimônio público imobiliário e criando novas redes na sociedade", explicou Nicoletta Carbonari, presidente da associação Magnifica Comunità degli Altipiani Cimbri.

Os candidatos poderão visitar os quatro apartamentos disponíveis a partir de 25 de julho. "Luserna foi escolhida como um vilarejo que não conheceu o boom do desenvolvimento econômico nem o turismo de massa, então, enquanto tal, poderia experimentar novos projetos que podem ser exportados a outros municípios semelhantes", disse o prefeito Luca Nicolussi Paolaz.

Luserna fica na região de Trentino Alto-Ádige, extremo-norte da Itália, e viu sua população diminuir de 286 para 261 habitantes entre 2014 e 2019, uma redução de quase 10%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (Istat).

O vilarejo está situado em uma região montanhosa 240 quilômetros a leste de Milão.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade