Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo mostra partes de ponte caindo durante chuva na Itália

Autoridade local instalou barreiras para reabrir tráfego

18 ago 2025 - 13h16
(atualizado às 15h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma tempestade atingiu a região da Sicília, no sul da Itália, e provocou o desabamento dos parapeitos do viaduto San Giuliano, entre os municípios de Randazzo e Santa Domenica Vittoria, enquanto carros passavam pelo local, colocando motoristas em risco de despencar.

Ponte foi reaberta após onda de mau tempo
Ponte foi reaberta após onda de mau tempo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A cena foi compartilhada em vídeos divulgados nas redes sociais e mostra a fragilidade da infraestrutura na região, que há muito tempo se encontra em estado crítico e corre o risco de deixar vários municípios isolados. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Situazione a Randazzo in Sicilia. Dove sono pieni di soldi europei che sperperano per mantenere voti clientelari ma non riescono a rimettere a posto un ponte.

Dal che si ricavano due lezioni:

1) Il consiglio regionale siciliano va sciolto e possibilmente esiliato;

2) la Sicilia? pic.twitter.com/2jl5bwsP8t

? Carlo Calenda (@CarloCalenda) August 18, 2025

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (Anas), que cuida das infraestruturas das estradas, fechou o acesso à Ponte Alcantara para avaliar os danos e instalar barreiras de concreto armado. Na sequência, reabriu o tráfego alternado em sentido único.

Além disso, a Anas destacou que as obras de reconstrução dos parapeitos e pilares da ponte já foram planejadas, com um investimento de aproximadamente 1 milhão de euros. Enquanto isso, os motoristas foram aconselhados a dirigir com cuidado e acompanhar as atualizações em tempo real pelo serviços locais.

O prefeito de Santa Domenica Vittoria, Nunzio Spartà, soou o alarme em um comunicado, solicitando uma reunião técnica imediata com as autoridades. "Santa Domenica Vittoria e as cidades vizinhas dependem fortemente de Randazzo para serviços essenciais, como pronto-socorros, escolas, transporte público, farmácias e comércios. Fechar a ponte significaria isolamento quase total", alertou.

Spartà também enfatizou o impacto econômico do problema: "Randazzo é um importante polo agroalimentar: os fazendeiros entregam seu leite para laticínios locais, enquanto hotéis, restaurantes e bares também prosperam com o turismo do lado de Catânia e o tráfego na Rodovia Estadual 116". 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade