Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo desmente versão de Israel sobre ataque a ambulâncias

15 socorristas morreram em tiroteio na Faixa de Gaza em 23/3

5 abr 2025 - 14h00
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Um vídeo obtido no celular de um dos 15 socorristas palestinos assassinados pelo Exército de Israel em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 23 de março desmentiu a versão dos fatos apresentada pelos militares.

    Segundo as Forças de Defesa Israelenses (IDF), os veículos foram atingidos porque estavam com farol desligado, não tinham sirenes e avançavam de forma "suspeita", e entre as vítimas estariam membros do Hamas.

    No entanto um vídeo divulgado pelo jornal The New York Times deixa claro que o comboio formado por ambulâncias e um caminhão dos bombeiros percorria uma estrada demarcada, com faróis e sirenes acionados, quando foi alvejado pelas tropas de Israel.

    Alguns socorristas desceram dos veículos, que exibiam símbolos do Crescente Vermelho (braço da Cruz Vermelha em territórios muçulmanos), e usavam coletes sinalizadores, mas foram atacados mesmo assim.

    Todos os mortos foram enterrados em uma vala comum, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cujo alto comissário para Direitos Humanos, Volker Turk, afirmou que o caso pode se configurar como "crime de guerra".

    Após a revelação do vídeo, as IDF declararam que o episódio é "objeto de uma investigação aprofundada". O comboio dos paramédicos e dos bombeiros se dirigia para um local bombardeado por Israel em Gaza naquele dia.

    "Nossos socorristas foram assassinados e jogados em valas comuns em Gaza. Nossos uniformes vermelhos deveriam tê-los protegido, mas se tornaram suas mortalhas. Isso não pode acontecer de novo, pelo bem da humanidade", disse o secretário-geral da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Jagan Chapagain. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade