Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Venezuela sanciona nova lei de mineração e agradece Trump por cooperação

Delcy Rodríguez aprovou medida que permitirá 'atrair investimentos significativos'

17 abr 2026 - 11h00
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, sancionou nesta quinta-feira (17) a nova lei de mineração, aprovada pelo Parlamento em 9 de abril, em mais um passo para abrir o setor mineral a investimentos estrangeiros e impulsionar a economia do país.

Delcy Rodríguez assinou legislação orgânica de mineração
Delcy Rodríguez assinou legislação orgânica de mineração
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"A Lei Orgânica de Mineração está agora promulgada. Entrego esta lei ao povo venezuelano, que nos permitirá atrair investimentos significativos", afirmou a líder de Caracas durante evento transmitido pela emissora estatal VTV.

A legislação faz parte de um pacote de reformas que busca revitalizar a economia venezuelana, permitindo a participação de empresas nacionais e internacionais na exploração de ouro e outros minerais estratégicos, com concessões de longo prazo e maior segurança jurídica para investidores.

Durante o discurso, Rodríguez agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, pela "boa vontade" demonstrada ao longo do processo.

Segundo ela, autoridades americanas "intervieram" para favorecer uma nova etapa de "cooperação diplomática e econômica com a Venezuela, adaptada a uma realidade que nos permite conhecer a verdade" sobre o país latino-americano.

A aproximação ocorre após uma série de mudanças na relação bilateral, incluindo o afrouxamento de sanções e o apoio de Washington às reformas econômicas promovidas pelo governo interino venezuelano.

A reforma do setor de mineração ganhou impulso após a visita a Caracas do secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, que indicou o interesse de empresas americanas em operar no país, especialmente na exploração de ouro e outros recursos naturais.

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra