Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veneza deve ter nova inundação no domingo

Prefeitura prevê maré de até 140 centímetros na manhã de 24/11

22 nov 2019 - 12h12
(atualizado às 12h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda se recuperando das inundações da semana passada, o centro histórico de Veneza, na Itália, deve ter uma nova "acqua alta" no próximo domingo (24).

Praça San Marco, área mais alagável de Veneza, inundada por enchente em 17 de novembro
Praça San Marco, área mais alagável de Veneza, inundada por enchente em 17 de novembro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O Centro de Previsões de Marés da Prefeitura projeta uma cheia de até 140 centímetros acima do nível médio da água para as 8h45, índice que é suficiente para alagar 59% do centro histórico da cidade.

Entre os dias 12 e 17 de novembro, Veneza registrou quatro marés superiores a 140 centímetros (187, 144, 154 e 150) e passou quase a semana inteira alagada. As inundações provocaram danos de 1 bilhão de euros, segundo o prefeito Luigi Brugnaro, e reacenderam o alerta sobre o futuro da cidade.

O centro histórico se distribui por ilhas situadas na Lagoa de Veneza, que sofre regularmente com a "acqua alta". Mais comum entre o fim do outono e o início do inverno europeu, esse fenômeno ocorre quando o nível do Mar Adriático sobe e invade as águas da lagoa, inundando a cidade.

As marés são influenciadas pelo ciclo lunar e por fenômenos meteorológicos, como tempestades e o vento de siroco, uma corrente de ar quente proveniente do deserto do Saara, mas fatores como o aquecimento global e o assoreamento do solo lagunar também contribuem para as enchentes.

Um projeto iniciado em 2003, o "Mose", prevê a construção de um complexo e caro sistema de comportas para evitar a "acqua alta", no entanto as obras caminham a passos lentos devido a escândalos de corrupção e só devem ser concluídas em 2021.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade