'Vamos ver', diz Trump sobre acordo pedido por Lula para suspender tarifaço
Presidente americano faz primeiro relato público do encontro com petista durante voo para o Japão
ENVIADO ESPECIAL A KUALA LUMPUR - Em voo para o Japão, o presidente americano Donald Trump comentou nesta segunda-feira, dia 27, a reunião com Luiz Inácio Lula da Silva e deixou em aberto a possibilidade de atender ao pedido do presidente brasileiro para rever o tarifaço.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se algo vai acontecer, mas vamos ver. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver, agora eles estão pagando acho que 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião", disse Trump a jornalistas a bordo da aeronave presidencial, o Air Force One.
Este foi o primeiro relato de Trump sobre o encontro, na véspera, com o presidente brasileiro
Mais cedo, Lula disse que "logo logo" não haveria mais problemas entre Brasil e EUA. O brasileiro pediu uma pausa no tarifaço para abertura de uma negociação estruturada, mas Trump não atendeu de imediato.
Uma nova rodada de negociações será feita, provavelmente, na próxima semana, com viagem de ministros brasileiros a Washington.
Trump também relatou ter ficado impressionado com Lula. Como o Estadão revelou, ele quis saber da trajetória de vida política do petista e até perguntou sobre os 580 dias que ele passou preso, acusado de corrupção na Operação Lava Jato, para depois voltar ao poder.
"Quero desejar feliz aniversário ao presidente. Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante", afirmou Trump.