Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Vamos ver', diz Trump sobre acordo pedido por Lula para suspender tarifaço

Presidente americano faz primeiro relato público do encontro com petista durante voo para o Japão

27 out 2025 - 07h25
(atualizado às 07h26)
Compartilhar
Exibir comentários

ENVIADO ESPECIAL A KUALA LUMPUR - Em voo para o Japão, o presidente americano Donald Trump comentou nesta segunda-feira, dia 27, a reunião com Luiz Inácio Lula da Silva e deixou em aberto a possibilidade de atender ao pedido do presidente brasileiro para rever o tarifaço.

"Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se algo vai acontecer, mas vamos ver. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver, agora eles estão pagando acho que 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião", disse Trump a jornalistas a bordo da aeronave presidencial, o Air Force One.

Este foi o primeiro relato de Trump sobre o encontro, na véspera, com o presidente brasileiro

Mais cedo, Lula disse que "logo logo" não haveria mais problemas entre Brasil e EUA. O brasileiro pediu uma pausa no tarifaço para abertura de uma negociação estruturada, mas Trump não atendeu de imediato.

Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, durante Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático
Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, durante Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Uma nova rodada de negociações será feita, provavelmente, na próxima semana, com viagem de ministros brasileiros a Washington.

Trump também relatou ter ficado impressionado com Lula. Como o Estadão revelou, ele quis saber da trajetória de vida política do petista e até perguntou sobre os 580 dias que ele passou preso, acusado de corrupção na Operação Lava Jato, para depois voltar ao poder.

"Quero desejar feliz aniversário ao presidente. Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante", afirmou Trump.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade