Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

União Europeia aprova consumo de alimentos à base de inseto

Decisão diz respeito às larvas do besouro tenebrio molitor

4 mai 2021 - 17h59
(atualizado às 19h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia aprovou nesta terça-feira (4) a comercialização para consumo humano de alimentos à base de insetos, especialmente larvas de farinha.

Decisão diz respeito às larvas do besouro tenebrio molitor
Decisão diz respeito às larvas do besouro tenebrio molitor
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi tomada após a avaliação científica da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) de que as larvas do besouro tenebrio molitor, conhecidas como larvas de farinha, podem ser ingeridas com segurança.

Esta é a primeira vez que a UE aprova um inseto como alimento. Segundo o bloco, ele poderá ser comercializado "como um inseto desidratado inteiro, como lanche ou como ingrediente de diversos produtos alimentícios, como pó em produtos proteicos, biscoitos ou massas".

"Os estados-membros aprovaram uma proposta da Comissão Europeia, que autoriza a utilização de larvas de farinha amarelas secas como novo alimento", anunciou a Comissão.

A autorização estabelece requisitos de rotulagem específicos relativos à alergenicidade, uma vez que a EFSA indicou que o consumo do inseto pode levar a reações em indivíduos com alergias pré-existentes a mariscos e ácaros.

A decisão formal da Comissão Europeia será adotada nas próximas semanas e faz parte da estratégia "Farm to Fork".

O plano de ação da UE 2020-30 para sistemas alimentares sustentáveis identifica os insetos como uma fonte de proteínas de baixo impacto ambiental que podem apoiar a transição "verde" da produção alimentar da UE.

No momento, existem 11 pedidos para a EFSA analisar e autorizar o consumo de outros insetos como novos alimentos.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade