UE vai retomar missão de monitoramento da fronteira entre Gaza e Egito
Anúncio é feito após libertação de israelenses como parte do cessar-fogo em Gaza; missão será reiniciada na próxima quarta
A União Europeia anunciou a retomada da missão de monitoramento na fronteira entre Gaza e Egito, prevista para quarta-feira, 15, após a libertação de israelenses como parte do cessar-fogo em Gaza.
A União Europeia vai retomar a missão de monitoramento na fronteira de Rafah, localizada entre Gaza e Egito, na próxima quarta-feira, 15, informou a ministra das Relações Exteriores da União Europeia, Kaja Kallas, em uma publicação no X.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O anúncio foi feito nesta segunda, 13, pouco depois da libertação do primeiro grupo de israelenses como parte do cessar-fogo em Gaza.
A missão de monitoramento, que inclui forças policiais da Espanha, Itália e França, visa garantir uma presença neutra e externa nesta passagem estratégica de fronteira.
"Garantir a paz em Gaza será extraordinariamente complexo", escreveu Kallas. "O plano de paz requer forte apoio internacional para ter sucesso e a UE está pronta para fazer a sua parte", completou.
A ministra acredita que a missão pode desempenhar um "papel importante" no apoio ao cessar-fogo. /AFP
Today marks a rare moment of hope in the Middle East.
The release of hostages is a major success for diplomacy and a crucial milestone toward peace. President Trump made this breakthrough possible.
Securing peace in Gaza will be extraordinarily complex. (1/2)
— Kaja Kallas (@kajakallas) October 13, 2025