PUBLICIDADE

Mundo

UE reafirma apoio a Guaidó, mas não o reconhece como líder

Documento fala em 'atores políticos' da Venezuela

6 jan 2021 - 14h14
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia voltou a afirmar nesta quarta-feira (06) que mantém seu apoio aos opositores venezuelanos que lutam pela democracia no país, mas não cita mais Juan Guaidó como líder da oposição.

Guaidó é um dos 'atores políticos' citados pela União Europeia
Guaidó é um dos 'atores políticos' citados pela União Europeia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em 2019, Guaidó se autodeclarou presidente e recebeu apoio de cerca de 60 países do mundo. A UE nunca o considerou publicamente como mandatário, mas sempre tratou o opositor como o líder do país. No entanto, o venezuelano não é mais deputado, o que tira dele o fato de ter sido eleito democraticamente.

O comunicado, assinado pelo alto representante para a Política Externa, Josep Borrell, foi divulgado um dia após a Assembleia Nacional de Nicolás Maduro tomar posse.

Segundo a nota, o bloco europeu continuará dando apoio "para todos os atores políticos e da sociedade civil que se esforçam para retomar a democracia na Venezuela, em especial Juan Guaidó, e representantes da Assembleia Nacional eleita em 2015".

O documento destaca que há um "profunda tristeza" pela posse do Parlamento, eleito com base em uma disputa "não democrática".

Para Borrell, os deputados eleitos em 2015 - quando a oposição tomou o controle parlamentar - "são a última expressão livre dos venezuelanos em um processo eleitoral".

O bloco europeu ainda pede que haja uma "convergência pra iniciar um processo de transição" de poder que leve "a eleições locais, presidenciais e legislativas" democráticas para encontrar uma "solução para a crise política" em curso. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade