PUBLICIDADE

Mundo

UE e Reino Unido confirmam que começarão a negociar Brexit na próxima 2ª

15 jun 2017 - 14h17
(atualizado às 14h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia (UE) e o governo do Reino Unido confirmaram nesta quinta-feira, por meio de um comunicado conjunto, que começarão a negociar a saída de Londres do bloco na próxima segunda-feira, como estava previsto antes das eleições britânicas.

"O negociador chefe da Comissão Europeia, Michel Barnier, e o secretário de Estado (britânico) para a Saída da União Europeia, David Davis, decidiram hoje iniciar as negociações do artigo 50 na segunda-feira, 19 de junho", declararam as partes.

O início das negociações formais para a saída do Reino Unido da União estava marcado para esse dia, mas o resultado das eleições britânicas de 8 de junho, nas quais o Partido Conservador perdeu a maioria absoluta na Câmara dos Comuns, tinha deixado o calendário previsto em aberto.

No entanto, após as eleições, a UE apressou a Londres a cumprir a data prevista.

"Nós podemos abrir as negociações amanhã às 9h30. Esperamos uma visita de Londres, esperamos não experimentar atrasos adicionais na conclusão das negociações", declarou no dia seguinte às eleições o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Em 29 de março, a primeira-ministra britânica, Theresa May, ativou o artigo 50 dos Tratados da UE, que prevê a saída de um Estado membro da União.

A partir daquele momento, começou um prazo de dois anos para que o Reino Unido seja considerado um Estado terceiro (o que ocorreria no final de março de 2019), em que as duas partes tentarão negociar um acordo sobre como será a saída.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade