PUBLICIDADE

Mundo

UE dá aprovação condicional a fusão entre FCA e PSA

Operação criará o quarto maior grupo automotivo do mundo

21 dez 2020 - 08h35
(atualizado às 08h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Europeia aprovou nesta segunda-feira (21) a fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a PSA, dona de Peugeot e Citroën, desde que a operação respeite os compromissos assumidos pelas empresas para garantir a concorrência no mercado.

Futura empresa se chamara Stellantis
Futura empresa se chamara Stellantis
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2021, a fusão criará o quarto maior grupo automotivo do mundo em volume de produção, atrás de Volkswagen, Toyota e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

"A Comissão Europeia aprovou a proposta de fusão entre as companhias automotivas Fiat Chrysler Automobiles e Peugeot. A aprovação está condicionada ao pleno cumprimento de um pacote de compromissos apresentado pelas empresas", diz um comunicado do poder Executivo da União Europeia.

A companhia resultante da operação se chamará Stellantis e reunirá as marcas Fiat, Chrysler, Alfa Romeo, Dodge, Maserati, Jeep, Ram, Lancia, Abarth, Citroën, Opel, Peugeot, Vauxhall e DS Automobiles.

O futuro CEO será Carlos Tavares (PSA), enquanto John Elkann (FCA) presidirá o conselho de administração. A sede será nos Países Baixos, atual base legal da Fiat Chrysler, com ações cotadas em Milão, Paris e Nova York.

Nos últimos meses, a Comissão Europeia havia levantado objeções sobre o risco de prejuízos à concorrência no setor de veículos comerciais leves inferiores a 3,5 toneladas.  

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade