UE avalia apoio a novo comitê administrativo de Gaza, aponta documento
A União Europeia está explorando a possibilidade de apoiar um novo comitê criado para assumir a administração civil de Gaza, de acordo com um documento elaborado pelo braço diplomático do bloco e visto pela Reuters.
"A UE está se envolvendo com as estruturas de governança transitórias recém-criadas para Gaza", escreveu o Serviço Europeu para a Ação Externa em um documento distribuído aos Estados membros na terça-feira.
"A UE também está explorando a possibilidade de apoiar o Comitê Nacional para a Administração de Gaza", acrescentou.
Os ministros das Relações Exteriores europeus discutirão a situação em Gaza durante uma reunião em Bruxelas, em 23 de fevereiro.
A maioria dos governos europeus optou por não aderir ao Conselho da Paz liderado pelos EUA, mas um membro da Comissão Europeia deve viajar a Washington para uma reunião do Conselho na quinta-feira.
"A decisão de não aderir ao Conselho da Paz (BoP) como membro não afeta o nosso compromisso contínuo com o sucesso do Plano de Paz", afirmou o documento da UE.
A comissária europeia para o Mediterrâneo, Dubravka Suica, "participará como observadora" na reunião do Conselho da Paz e a missão de apoio policial da UE "contribuirá para a Força Internacional de Estabilização (ISF) através da formação e equipamento da polícia civil palestina e das instituições de justiça criminal", acrescentou.