PUBLICIDADE

Mundo

UE anuncia liberação de turistas vacinados para 1º de março

Coronavac também vai ser aceita, mas mediante PCR

25 nov 2021 - 12h14
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O poder Executivo da União Europeia anunciou nesta quinta-feira (25) uma mudança na abordagem do bloco sobre a entrada de turistas provenientes de países extracomunitários.

Passageiros no terminal de embarque do Aeroporto de Lisboa, em Portugal
Passageiros no terminal de embarque do Aeroporto de Lisboa, em Portugal
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A partir de 1º de março de 2022, a UE vai recomendar que os Estados-membros autorizem viajantes que tenham sido vacinados contra a Covid-19 com qualquer um dos imunizantes homologados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No entanto, segundo a comissária das Relações Internas da UE, Ylva Johansson, os turistas imunizados com fórmulas ainda não aceitas no bloco, como a Coronavac, terão de apresentar resultado negativo de teste PCR.

Atualmente, as regras da UE para entrada de turistas extracomunitários se baseiam no risco epidemiológico de cada país, mas o objetivo de Bruxelas é adotar uma abordagem focada no indivíduo.

"Isso significa que todos os vacinados poderão vir à UE", ressaltou Johansson. Caberá, no entanto, a cada Estado-membro decidir se aplica ou não as recomendações da União Europeia, que também sugeriu uma validade máxima de nove meses para os certificados de vacinação.

"Depois de nove meses, o certificado não deve ser aceito, a menos que a pessoa tenha tomado um reforço", explicou o comissário da Justiça da UE, Didier Reynders.

"Para o reforço, não existem estudos próprios sobre sua eficácia, então não é possível determinar um período de aceitação. Contudo, tendo em vista os dados , é possível esperar que a proteção com o reforço dure mais que aquela resultante da vacinação primária", acrescentou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade