Trump recebe Netanyahu e diz estar 'confiante' sobre acordo
EUA apresentaram plano de 21 pontos para paz na Faixa de Gaza
Trump recebeu Netanyahu na Casa Branca para discutir um plano de 21 pontos visando a paz na Faixa de Gaza, mostrando confiança em um acordo que inclui cessar-fogo, liberação de reféns e retirada gradual de tropas israelenses.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira (29), na Casa Branca, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e disse estar "muito confiante" na possibilidade de um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Os dois líderes discutirão o plano dos EUA com 21 pontos para encerrar o conflito, que completará dois anos na semana que vem.
A proposta americana prevê a libertação de todos os reféns pelo Hamas em 48 horas e a retirada gradual das tropas israelenses de Gaza, além de estabelecer as diretrizes para a futura gestão do enclave.
"Estou muito confiante em alcançar um acordo em Gaza", disse Trump ao receber Netanyahu, que está cada vez mais isolado no cenário internacional e foi acusado de genocídio por diversos líderes na Assembleia-Geral da ONU, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pouco antes, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, havia dito que Israel e Hamas estavam "muito perto" de um acordo, porém declarações semelhantes já foram dadas nas semanas anteriores, sem que depois um pacto fosse fechado.
O plano de Trump exclui o grupo fundamentalista de um futuro governo em Gaza, que seria transferido para a Autoridade Palestina, sob supervisão de um órgão internacional. Além disso, descarta a hipótese de remoção forçada dos palestinos do enclave, algo que chegou a ser ventilado pelo próprio presidente americano no início do ano.
A expectativa é de que Trump e Netanyahu deem uma coletiva de imprensa após a reunião desta segunda. .