Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump não exclui uso de força militar para tomar Groenlândia

Presidente também anunciou reabertura do presídio de Alcatraz

5 mai 2025 - 10h08
(atualizado às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, prossegue com ações internas e externas que, segundo ele, visam "garantir a segurança" do país e do mundo. No último domingo (4), o republicano afirmou que "não exclui o uso da força militar contra a Groenlândia" a fim de tomá-la. Na mesma data, anunciou que irá "reconstruir e reabrir" a Penitenciária Federal de Alcatraz, na Califórnia, para receber os "criminosos mais cruéis e violentos" da nação.

Em uma entrevista para a NBC, o chefe de Estado americano renovou seu desejo de anexar a Groenlândia, território semiautônomo no Ártico pertencente à Dinamarca. Segundo o mandatário, os EUA "precisam desesperadamente" da ilha.

"Não excluo [ o uso de força militar para tomar a Groenlândia]. Não digo que farei, mas não excluo nada", disse Trump à emissora, acrescentando que Washington "precisa da Groenlândia para a segurança internacional".

"A Groenlândia é composta por uma população muito pequena, da qual cuidaremos e amaremos e faremos tudo", explicou o presidente americano.

Penitenciária Federal de Alcatraz está localizada em ilha homônima na Califórnia

Em relação às questões internas, Trump anunciou que irá reabrir o presídio de Alcatraz, localizado na ilha homônima na Baía de São Francisco, que permaneceu em operação entre 1934 e 1963, recebendo os detentos tidos como os mais violentos dos EUA, até ser fechado em definitivo.

"Quando éramos uma nação mais séria, no passado, não hesitávamos em prender os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer pessoa que pudessem prejudicar. Não toleraremos mais esses criminosos em série que espalham sujeira, derramamento de sangue e caos em nossas ruas", escreveu Trump no Truth ao justificar os motivos pelos quais instruiu diversos órgãos de seu governo, incluindo o Departamento de Justiça, o Departamento Federal de Investigação (FBI) e a Segurança Interna, a reabrirem a Penitenciária de Alcatraz. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade