PUBLICIDADE

Mundo

Trump está inclinado a nomear Powell como novo chair do Fed, dizem fontes

27 out 2017 - 18h15
(atualizado às 18h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está inclinado a nomear o diretor do Federal Reserve Jerome Powell como novo chair do banco central norte-americano, disseram nesta sexta-feira duas fontes familiares ao assunto.

Diretor do Fed Jerome H. Powell testemunha perante comitê do Senado norte-americano em Washington, EUA
22/6/2017  REUTERS/Joshua Roberts
Diretor do Fed Jerome H. Powell testemunha perante comitê do Senado norte-americano em Washington, EUA 22/6/2017 REUTERS/Joshua Roberts
Foto: Reuters

          As duas fontes alertaram que, embora Powell tenha surgido como principal candidato em uma lista de cinco nomes, Trump ainda não tomou uma decisão final e pode sempre mudar de opinião.

          A agência Bloomberg News relatou anteriormente nesta sexta-feira que Trump estava inclinado a nomear Powell, citando três fontes.

          Trump disse que tem considerado Powell, assim como o economista John Taylor, da Universidade de Stanford, para o cargo. Ele também disse que não descartou renomear a atual chair do Fed, Janet Yellen, cujo mandato termina em fevereiro.

          Ele é esperado para anunciar sua escolha, que irá precisar passar por aprovação no Senado, antes de embarcar para viagem à Ásia em 3 de novembro.

          A porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders disse nesta sexta-feira que Trump irá fazer o anúncio na próxima semana.

          Trump tem trabalhado em cima de uma lista de cinco candidatos, que inclui seu principal assessor econômico, Gary Cohn, e o ex-diretor do Fed Kevin Warsh.

          Uma autoridade sênior do governo disse na quarta-feira que Trump não deve nomear Cohn, dada a importância de sua função em ajudar a liderar esforços para promulgar um grande pacote de cortes de impostos. A estrela de Warsh também se enfraqueceu, de acordo com relatos da mídia.

          Trump também expressou privadamente um desejo de colocar sua própria marca no banco central, o que diminui perspectivas de dar um novo mandato a Yellen, disse outra fonte.

          Em entrevista à Fox Business Network na sexta-feira da semana passada, Trump indicou que pode nomear tanto Powell quanto Taylor para cargos altos no banco central. Uma posição de vice-chair está atualmente aberta.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade