PUBLICIDADE

Mundo

Trump espera carta "positiva" de norte-coreano Kim em breve

7 set 2018 - 16h33
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que uma carta do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, que Trump acredita ser positiva, está a caminho dele, um dia após expressar otimismo renovado envolvendo um acordo de desnuclearização.

"Eu sei que uma carta está sendo entregue a mim, uma carta pessoal de Kim Jong Un para mim. Ela foi entregue na fronteira... ontem", disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, o avião presidencial norte-americano. "Ela está sendo entregue. É na verdade uma maneira elegante... e acho que será uma carta positiva."

Os dois líderes têm trocado correspondência conforme negociam sobre o programa nuclear da Coreia do Norte e Trump também elogiou Kim nas redes sociais. Na quinta-feira, Trump agradeceu Kim no Twitter por expressar "fé inabalável no presidente Trump" e acrescentou: "Nós vamos fazer isto juntos!"

Os comentários mais recentes de Trump foram feitos após autoridades sul-coreanas afirmarem, após encontro com Kim em Pyongyang nesta semana, que o líder norte-coreano havia apresentado seu primeiro calendário para desnuclearização, apesar de amplas críticas sobre sua disposição em abandonar um programa de armas nucleares que ameaça os Estados Unidos.

De acordo com autoridades sul-coreanas, Kim disse que sua fé em Trump está "inalterada" e que deseja a desnuclearização da península coreana e um fim às relações hostis com os Estados Unidos antes do fim do primeiro mandato de Trump, no início de 2021.

No entanto, não há indícios de que Kim apresentou medidas mais concretas em relação ao fim de seu programa de armas nucleares e algumas autoridades norte-americanas possuem dúvidas de sua disposição em abandonar o arsenal.

    Kim e Trump enfatizaram seu relacionamento pessoal desde que se reuniram em cúpula inédita em 12 de junho, que céticos dizem ter sido grande em ornamentos, mas sem muita substância.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade