Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz ter conseguido acordo de cessar-fogo entre Índia e Paquistão

O conflito entre Índia e Paquistão se intensificou neste sábado, com os dois lados visando bases aéreas e se acusando mutuamente de atacar primeiro; países não confirmam armistício

10 mai 2025 - 09h27
(atualizado às 09h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Donald Trump anunciou ter mediado um acordo de cessar-fogo entre Índia e Paquistão, mas os dois países ainda não confirmaram o entendimento, em meio ao agravamento do conflito com ataques mútuos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado ter conseguido um acordo de cessar-fogo entre Índia e Paquistão, que vêm escalando um conflito entre si nos últimos dias.

Donald Trump responde a perguntas de jornalistas após assinatura de tratado bilateral com o Reino Unido nesta quinta-feira (8).
Donald Trump responde a perguntas de jornalistas após assinatura de tratado bilateral com o Reino Unido nesta quinta-feira (8).
Foto: REUTERS - Leah Millis / RFI

Em uma publicação na rede social da qual é dono, Trump declarou ter havido uma "longa noite de conversas" mediada pelo seu governo. Índia e Paquistão ainda não confirmaram o acordo.

"Depois de uma longa noite de conversas mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que Índia e Paquistão concordaram em um completo e imediato cessar-fogo. Parabéns aos dois países pelo bom senso e grande inteligência", escreveu o americano.

O conflito entre Índia e Paquistão se intensificou neste sábado, 10, com os dois lados visando bases aéreas e se acusando mutuamente de atacar primeiro. O Paquistão disse que a índia lançou mísseis contra três bases aéreas no interior e, de imediato, a televisão estatal paquistanesa anunciou que a retaliação estava em andamento.

Foi o aumento mais grave das hostilidades até o momento, em um conflito desencadeado por um massacre a tiros no mês passado, pelo qual a Índia culpa o Paquistão. Após o bombardeio, ambos os lados afirmaram que não intensificarão as hostilidades caso o adversário cesse seus ataques.

O ministro das Relações Exteriores do Paquistão afirmou no sábado que seu país consideraria a redução da tensão se a Índia interrompesse novos ataques. No entanto, Ishaq Dar alertou que, se a Índia lançar novos ataques, "nossa resposta virá em seguida".

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade