PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz querer evitar corrida armamentista entre EUA, Rússia e China

Presidente americano conversou por telefone com o russo Vladimir

23 jul 2020 - 18h20
(atualizado às 19h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone nesta quinta-feira (23) com seu homólogo russo, Vladimir Putin, e expressou sua esperança de evitar uma "corrida armamentista entre China, Rússia e EUA", revelou a Casa Branca.

Presidente americano conversou por telefone com o russo Vladimir
Presidente americano conversou por telefone com o russo Vladimir
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o porta-voz, o republicano disse também que "aguarda ansiosamente um avanço nas próximas negociações sobre controle de armas em Viena".

A declaração é dada no momento em que Washington e Moscou se preparam para negociar um tratado que visa suceder o "New Start", que tem como objetivo limitar os arsenais nucleares dos países e expira em 5 de fevereiro de 2021.

"O problema da estabilidade estratégica e do controle de armas foi abordado em detalhes, levando em consideração a responsabilidade especial da Rússia e dos Estados Unidos na manutenção da paz e da segurança internacionais", disse o Kremlin.

De acordo com o governo russo, Trump e Putin discutiram o acordo nuclear iraniano e "ambos enfatizaram a necessidade de esforços conjuntos para manter a estabilidade regional".

Além disso, ambos "disseram que querem aumentar a cooperação comercial e econômica entre Rússia e EUA" e deram uma avaliação positiva às medidas tomadas na luta contra a disseminação do coronavírus.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade