PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que vai designar Antifa como organização terrorista

31 mai 2020 - 15h13
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que o governo norte-americano designará o grupo antifascista Antifa como uma organização terrorista.

O anúncio, feito por Trump no Twitter, ocorre em meio a violentos protestos em todo o país contra a brutalidade policial depois que a morte de um homem negro sem conseguir respirar enquanto um policial branco de Minneapolis se ajoelhava sobre seu pescoço foi registrada em vídeo e viralizou.

O procurador-geral dos EUA, William Barr, disse no sábado que "radicais e agitadores externos" sequestraram protestos nas cidades dos EUA por causa do assassinato. "Grupos de radicais e agitadores externos estão explorando a situação para buscar sua agenda própria e separada", disse Barr em comunicado filmado.

Não está claro quantos manifestantes, se há algum, participando de atos em todo o país são da Antifa.

John Harrington, chefe do Departamento de Segurança Pública de Minnesota, disse em entrevista coletiva neste domingo que cerca de 20% dos registros de prisão de sábado eram de pessoas de fora do Estado, embora ele ainda não tivesse em mãos o total das detenções da noite de sábado.

O tuíte de Trump neste domingo não é a primeira vez que o presidente descreve a Antifa como um grupo terrorista. Outros políticos conservadores, como o senador do Texas Ted Cruz, fizeram declarações semelhantes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade