PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que EUA não pagaram Coreia do Norte por gastos de saúde com detento norte-americano

26 abr 2019 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que o país não pagou nada à Coreia do Norte quando tentava libertar Otto Warmbier, um dia após uma reportagem dizer que ele aprovou uma conta de 2 milhões de dólares apresentada por Pyongyang pelos cuidados de saúde do estudante norte-americano.

Otto Warmbier sob custódia de agentes da Coreia do Norte
16/03/2016
REUTERS/Kyodo
Otto Warmbier sob custódia de agentes da Coreia do Norte 16/03/2016 REUTERS/Kyodo
Foto: Reuters

"Nenhum dinheiro foi dado à Coreia do Norte por Otto Warmbier, nem 2 milhões de dólares nem nada mais", disse Trump no Twitter.

Na quinta-feira, o Washington Post noticiou que Trump liberou o pagamento de uma conta de 2 milhões de dólares de Pyongyang para cobrir os cuidados do universitário, que foi mantido em uma prisão norte-coreana durante 17 meses até junho de 2017.

O Departamento do Tesouro recebeu a conta da Coreia do Norte, que não foi saldada em 2017, segundo o Post. Não ficou claro se o governo a pagou mais tarde.

O tuíte de Trump não informou se algum acordo foi feito, e representantes da Casa Branca e do Departamento de Estado não responderam de imediato a pedidos de comentário

Warmbier, aluno da Universidade da Virgínia natural de Ohio que visitava a Coreia do Norte como turista, foi aprisionado em janeiro de 2016. Ele foi condenado a 15 anos de trabalho forçado por tentar roubar uma peça com um slogan de propaganda de seu hotel, disse a mídia estatal norte-coreana.

Ele morreu seis dias depois de ser libertado por Pyongyang. Um legista de Ohio disse que Warmbier morreu devido à falta de oxigênio e sangue no cérebro. A Coreia do Norte, que refutou as alegações de que torturou o estudante, culpou uma intoxicação alimentar e um remédio para dormir.

Em dezembro, um tribunal dos EUA ordenou que a Coreia do Norte pague 501 milhões de dólares de indenização pela tortura e a morte de Warmbier.

Em seu tuíte da manhã desta sexta-feira, Trump defendeu a maneira como negociou a libertação do refém e criticou os esforços de seu antecessor Barack Obama.

Ele observou que o governo Obama trocou cinco prisioneiros do Taliban pela soltura de Bowe Bergdahl, sargento do Exército dos EUA que desde então foi dispensado por conduta desonrosa. Trump também acusou autoridades de Obama de pagarem um resgate em troca da devolução de quatro norte-americanos detidos em 2016, acusação que o governo anterior negou.

O governo Obama disse que o pagamento de 400 milhões de dólares ao Irã encerrou uma contestação iraniana antiga em Haia com coincidiu com a volta de quatro norte-americanos detidos, mas não foi um resgate.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade