PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz não estar satisfeito com explicação saudita sobre morte de Khashoggi

20 out 2018 - 17h39
(atualizado às 18h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado que não estava satisfeito com a explicação da Arábia Saudita sobre as circunstâncias da morte do jornalista e crítico do governo Jamal Khashoggi em Instambul.

Em Nevada, Trump disse a repórteres que era possível que o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman não tivesse conhecimento da morte.

A Arábia Saudita disse anteriormente que Khashoggi, um crítico do governante de fato do país, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, morreu em uma briga dentro de seu consulado na cidade turca.

Riad não forneceu evidências para sustentar seu relato, o que marcou uma reversão de uma declaração inicial de que Khashoggi havia deixado o consulado no mesmo dia em que entrou, em 2 de outubro, para obter documentos para o seu casamento.

Perguntado se estava convencido de que funcionários sauditas haviam sido demitidos pela morte de Khashoggi, Trump disse: "não, não estou satisfeito até encontrarmos a resposta. Mas foi um grande primeiro passo, foi um bom primeiro passo". "Mas eu quero chegar à resposta."

     Autoridades turcas suspeitam que Khashoggi, um colunista do Washington Post, foi morto dentro do consulado por uma equipe de agentes sauditas e seu corpo foi cortado.

Trump disse que é possível que o príncipe Mohammed não tenha conhecimento das circunstâncias da morte de Khashoggi, um cidadão saudita e residente dos EUA.

     Trump disse que ninguém parece saber onde o corpo do jornalista está, acrescentando que ninguém da administração viu um vídeo ou uma transcrição do que aconteceu dentro do consulado na Turquia.

Enquanto os aliados do Oriente Médio cerraram fileiras em todo o reino, a reação ocidental à narrativa saudita variou. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse inicialmente que era crível.

Alemanha e França disseram no sábado que a Arábia Saudita que as explicações de como Jamal Khashoggi morreu em Istambul eram incompletas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade