Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz estar 'um pouco decepcionado' com Zelensky

Negociações para fim de guerra na Ucrânia seguem travadas

8 dez 2025 - 09h28
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar "um pouco decepcionado" com o mandatário da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que não teria lido uma proposta de paz enviada por Washington.

Donald Trump durante evento no Kennedy Center, em Washington
Donald Trump durante evento no Kennedy Center, em Washington
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração chega em meio aos entraves nas negociações para o fim da guerra iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022, enquanto Kiev e Moscou seguem distantes em temas como garantias de segurança e cessão de territórios.

"Estamos falando com Putin e com as lideranças ucranianas, incluindo Zelensky. Devo dizer que estou um pouco decepcionado que Zelensky ainda não tenha lido a proposta", afirmou Trump na noite do último domingo (7).

"Acredito que a Rússia esteja de acordo, mas não estou certo de que Zelensky esteja de acordo", acrescentou o mandatário americano.

Já o presidente ucraniano se reúne nesta segunda-feira (8), em Londres, com o premiê do Reino Unido, Keir Starmer, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e o presidente da França, Emmanuel Macron, para discutir o plano de paz.

Em seguida, ele será recebido pelo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, e pelos presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas, na Bélgica.

Zelensky dará continuidade ao périplo pela Europa na terça (9) e se encontrará em Roma com a premiê da Itália, Giorgia Meloni.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade