Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz esperar que Rússia concorde com cessar-fogo com a Ucrânia

A Ucrânia afirmou estar pronta para aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia

11 mar 2025 - 16h24
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Donald Trump e Vladimir Putin.
Donald Trump e Vladimir Putin.
Foto: Cedoc/Perfil.com / Perfil Brasil

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 11, que espera que a Rússia concorde com um plano de cessar-fogo elaborado por autoridades norte-americanas e ucranianas. O republicano afirmou ainda que haverá uma reunião dos EUA com a Rússia nesta terça ou na quarta-feira, 12, em busca de um acordo entre os países.

A Ucrânia afirmou estar pronta para aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, após negociações realizadas na Arábia Saudita. Em contrapartida, os americanos prometeram reestabelecer a ajuda militar e o compartilhamento de dados de inteligência que tinham sido suspensos pelo presidente Donald Trump na semana passada.

Em comentários aos repórteres, após a reunião, Trump disse ainda que convidará o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de volta à Casa Branca. Os dois líderes se desentenderam em uma reunião no Salão Oval no mês passado, e Zelensky deixou Washington sem assinar um acordo crítico de minerais com os Estados Unidos.

Condição imposta pela Rússia

A Rússia vem afirmando que está pronta para cessar as hostilidades sob a condição de que a Ucrânia desista de sua tentativa de se juntar à Otan e reconheça as regiões que Moscou ocupa como russas.

O fim da guerra é uma promessa de Trump. Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, o presidente tem se reaproximado da Rússia de Vladimir Putin.

*Com informações da Reuters, BBC e Estadão

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade