Trump diz esperar que Rússia concorde com cessar-fogo com a Ucrânia
A Ucrânia afirmou estar pronta para aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 11, que espera que a Rússia concorde com um plano de cessar-fogo elaborado por autoridades norte-americanas e ucranianas. O republicano afirmou ainda que haverá uma reunião dos EUA com a Rússia nesta terça ou na quarta-feira, 12, em busca de um acordo entre os países.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Ucrânia afirmou estar pronta para aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, após negociações realizadas na Arábia Saudita. Em contrapartida, os americanos prometeram reestabelecer a ajuda militar e o compartilhamento de dados de inteligência que tinham sido suspensos pelo presidente Donald Trump na semana passada.
Em comentários aos repórteres, após a reunião, Trump disse ainda que convidará o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de volta à Casa Branca. Os dois líderes se desentenderam em uma reunião no Salão Oval no mês passado, e Zelensky deixou Washington sem assinar um acordo crítico de minerais com os Estados Unidos.
Condição imposta pela Rússia
A Rússia vem afirmando que está pronta para cessar as hostilidades sob a condição de que a Ucrânia desista de sua tentativa de se juntar à Otan e reconheça as regiões que Moscou ocupa como russas.
O fim da guerra é uma promessa de Trump. Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, o presidente tem se reaproximado da Rússia de Vladimir Putin.
*Com informações da Reuters, BBC e Estadão