PUBLICIDADE

Mundo

Trump defende muro e reafirma que México pagará construção

Presidente visitou fronteira dos EUA com o México nesta quinta

10 jan 2019 - 19h41
(atualizado às 20h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Donald Trump defendeu a construção do muro na fronteira dos Estados Unidos com o México e reafirmou que o país vizinho pagará pela obra. A declaração foi dada nesta quinta-feira (10) após o republicano chegar na colônia McAllen, na fronteira entre os países, onde foi defender seu projeto. Durante sua visita, Trump se reuniu com agentes de segurança locais e tentou convencer os norte-americanos de que a construção de um muro para separar as duas nações é necessária.

Trump defende muro e reafirma que México pagará construção
Trump defende muro e reafirma que México pagará construção
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    O magnata ainda ressaltou que nunca afirmou que o governo mexicano iria "assinar um cheque" pela obra, mesmo tendo falado desde sua campanha eleitoral que o México seria responsável por pagar os gastos do muro. Trump disse que o México financiaria "indiretamente" a construção do muro por meio de um novo acordo comercial. Como exemplo, ele citou o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), firmado em novembro de 2018 para substituir o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

    A criação da barreira é um dos impasses que tem deixado o governo federal parcialmente paralisado desde 22 de dezembro, porque Trump se recusa a assinar qualquer lei orçamentária que não preveja ao menos US$5,7 bilhões para a construção do muro antimigrantes. Os democratas, atualmente no controle da Câmara, são contra a obra. No entanto, para o chefe de Estado, a região apresenta "um tremendo fluxo de imigração ilegal, de tráfico de drogas e de tráfico de pessoas. E as maiores vítimas do tráfico de pessoas são mulheres e crianças".

    Trump defendeu que os criminosos utilizam trechos "onde não há segurança, onde você nem sabe se é México ou Estados Unidos" para agir. "Não tem cerca nem muro. Mas se tivéssemos uma barreira poderosa, fosse ela de concreto ou de aço, eles não fariam isso".

    Durante seu discurso, o republicano também sugeriu que o muro é "medieval", mas insistiu que ainda funciona. "Eles dizem que uma parede é medieval. Bem, então é uma roda", disse sorrindo. "Há algumas coisas que funcionam, sabe de uma coisa? Uma roda funciona e uma parede funciona", finalizou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade