Trump anuncia tarifa de 50% contra países que venderem armas ao Irã
Segundo o presidente, não haverá 'exceções nem isenções'
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa alfandegária de 50% contra importações de países que fornecerem armamentos para o Irã.
A medida chega no primeiro dia de vigência do cessar-fogo de duas semanas no Oriente Médio, período que será usado por Washington e Teerã para negociar um acordo que coloque um ponto final definitivo no conflito.
"Os países que fornecerem armas militares ao Irã serão imediatamente taxados em 50% sobre todos os produtos vendidos aos Estados Unidos da América, com efeito imediato. Não haverá exceções nem isenções", escreveu Trump na plataforma Truth Social.
O cessar-fogo de duas semanas no Oriente Médio prevê a suspensão de todos os ataques contra o Irã, que se comprometeu a reabrir o Estreito de Ormuz para a navegação comercial.
Em outra publicação nas redes sociais, Trump reiterou a tese de que a República Islâmica passou por uma "mudança de regime que será muito produtiva", embora o regime continue essencialmente o mesmo, chefiado agora pelo líder supremo Mojtaba Khamenei, filho de Ali Khamenei, assassinado em um ataque de EUA e Israel.
Além disso, o presidente admitiu que vai discutir um possível alívio das sanções contra Teerã e disse que "muitos dos 15 pontos" previstos na proposta apresentada pelos Estados Unidos já foram acordados, porém sem dizer quais.