Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump dá ultimato ao Irã e promete “inferno” em 48 horas se não houver acordo sobre abertura de Ormuz

O republicano disse que Teerã precisa reabrir rota ou fazer um acordo com Washington até segunda-feira, 6

4 abr 2026 - 12h53
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Presidente Donald Trump chega do Salão Azul para discursar sobre a guerra com o Irã no Salão Cruzado da Casa Branca
Presidente Donald Trump chega do Salão Azul para discursar sobre a guerra com o Irã no Salão Cruzado da Casa Branca
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado, 4, que o prazo dado ao Irã para avançar em um acordo que leve ao fim da guerra no Oriente Médio ou à reabertura do Estreito de Ormuz está perto do fim. Ele também intensificou o tom ao mencionar consequências graves caso não haja resposta dentro de 48 horas. 

Em publicação na rede Truth Social, em meio à escalada de tensões entre os dois países, Trump ameaçou tornar o Irã um inferno. "Se lembram de quando dei ao Irã dez dias para FAZER UM ACORDO ou ABRIR O ESTREITO DE ORMUZ? O tempo está se esgotando — 48 horas antes que o inferno se abata sobre eles. Glória a DEUS!", escreveu Trump.

Os ataques iranianos a navios comerciais e a ameaça de mais ataques paralisaram quase todo o tráfego na hidrovia que liga o Golfo Pérsico ao resto dos oceanos do mundo, fechando uma rota crítica para o fluxo mundial de petróleo e fazendo os preços do petróleo dispararem.

Em outra postagem na rede social Truth Social na sexta-feira, 3, o republicano apontou que Washington poderia reabrir o Estreito de Ormuz à força se tiver mais tempo. "Com um pouco mais de tempo, podemos facilmente ABRIR O ESTREITO DE ORMUZ, EXTRAIR O PETRÓLEO E FAZER UMA FORTUNA. SERIA UMA 'JORRA' PARA O MUNDO???", disse Trump.

Escalada do conflito

O post de Trump deste sábado vem um dia depois que dois aviões de caça dos Estados Unidos foram abatidos pelo Irã. Um deles foi o F-15, que sobrevoava o sul do Irã e era tripulado por dois oficiais. Até o momento, somente um dos pilotos foi resgatado pelas forças americanas.

O governo iraniano acredita que o outro piloto esteja escondido na região e ofereceu US$ 60 mil, pouco mais de R$ 309 mil na cotação atual, pela entrega do homem vivo ao Exército do Irã ou à polícia local. O anúncio ocorreu na TV estatal iraniana, que pediu que a população ajudasse na captura do americano.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra