Trump afirma que EUA assinaram acordo comercial com Vietnã
Exportações da nação asiática enfrentarão uma tarifa de 20%
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) que fechou um acordo comercial com o Vietnã.
Em uma publicação em suas redes sociais, o republicano informou que o pacto inclui uma tarifa de 20% sobre as importações do país do sudeste asiático para os EUA.
Além disso, o governo vietnamita também concordou com uma taxa de 40% sobre mercadorias não originalmente da nação, mas enviadas através de Hanói.
A porcentagem é menor do que a imposta inicialmente por Trump, que era de 46% e poderia entrar em vigor na semana que vem. No entanto ainda trata-se de uma tarifa significativa contra um dos principais destinos das mercadorias vietnamitas.
De acordo com a Comissão de Comércio Internacional, mais da metade das importações dos EUA no país asiático é formada por produtos eletrônicos e vestuário.
O assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, já chamou o Vietnã de "colônia da China" por supostamente reetiquetar produtos de Pequim para exportação aos Estados Unidos, permitindo que o gigante asiático evitasse tarifas muito mais pesadas.
O acordo entre americanos e vietnamitas foi o primeiro assinado pelo governo Trump para suspender as ameaças do tarifaço recíproco, que varia de 20% a 50% e está previsto para entrar em vigor na próxima quarta-feira (9).