PUBLICIDADE

Mundo

Trinta e seis pessoas morrem em surto de listeriose na África do Sul

5 dez 2017 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

Trinta e seis pessoas morreram na África do Sul devido a um surto de listeriose, uma doença transmitida por alimentos, informou o Departamento de Saúde do país nesta terça-feira.

Até o final do mês passado 557 casos haviam sido confirmados - em anos anteriores foram cerca de 80 casos anuais, disse o departamento, que não soube estimar a quantidade de mortes vistas em anos anteriores.

O departamento não descobriu a origem do surto, mas suspeita de uma contaminação alimentar em sua fonte, como em fazendas ou indústrias de processamento de alimentos. A doença provavelmente foi disseminada por "um produto alimentar que é distribuído e consumido amplamente por pessoas de todos os grupos sócio-econômicos", disse o ministro da Saúde, Aaron Motsoaledi.

A listeriose é causada por bactérias encontradas no solo, na água e na vegetação. As pessoas geralmente a contraem por meio de produtos de origem animal e frutas e vegetais frescos.

Ela provoca sintomas parecidos aos da gripe e pode provocar náusea, diarreia, infecção na corrente sanguínea e no cérebro, e representa um risco maior para recém-nascidos, idosos, gestantes e pessoas com imunidade baixa, detalhou o departamento.

A província de Gauteng, polo econômico da África do Sul, teve 62 por cento dos casos relatados, seguida pelo Cabo Ocidental, que inclui a Cidade do Cabo, com 13 por cento e KwaZulu-Natal, que abriga o principal porto do país,Durban, com 7 por cento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade