Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Tesouro dos EUA deve ampliar escopo de sanções secundárias contra Irã, diz fonte

24 ago 2026 - 09h52
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Departamento do Tesouro dos EUA planeja ampliar as sanções secundárias contra países e entidades que mantêm comércio com o Irã. A medida do governo de Donald Trump busca intensificar a pressão econômica para forçar o fim do bloqueio no Estreito de Ormuz. O secretário Scott Bessent anunciará os detalhes do plano, alertando que nações que não cortarem relações comerciais com Teerã arriscam ter suas empresas excluídas do sistema financeiro baseado no dólar.

‌O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos deve ampliar o escopo das sanções secundárias que pode impor a entidades e países que mantêm laços comerciais com ⁠o Irã, à medida que o ‌governo do presidente norte-americano, Donald Trump, busca, nesta segunda-feira, aumentar a pressão ‌econômica sobre Teerã, informou ‌à Reuters uma fonte a ⁠par dos planos.

A medida visa dar um aviso final aos países para que rompam seus laços comerciais com o Irã, em um esforço para forçar ‌o fim do conflito de quase seis ‌meses que ⁠tem bloqueado ⁠o Estreito de Ormuz e as exportações de ⁠energia ‌do Golfo Pérsico, disse ‌a fonte, que falou sob condição de anonimato por não estar autorizada a se pronunciar publicamente sobre ⁠o assunto.

Espera-se que o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, anuncie mais detalhes sobre as medidas contra o Irã nesta ‌segunda-feira, em uma coletiva de imprensa às 14h (horário de Brasília). A fonte disse ⁠que Bessent também pretende apresentar uma visão geral mais ampla da campanha de pressão econômica contra o Irã — que ele e Trump descreveram como um "Dia D econômico" — e deixará claro aos países que eles devem se aliar aos EUA ou correrão o risco de ter empresas e entidades importantes excluídas do sistema financeiro baseado no dólar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra